A Prefeitura de Candeias, por meio da Defesa Civil do município, interditou 9 casas na manhã desta terça-feira (6), após um deslizamento de terra ocorrido num fundo de uma residência na Rua Getúlio Vargas, bairro da Areia. Assim que a equipe da Prefeitura foi acionada, o prefeito Eriton Ramos enviou todas as secretarias envolvidas na Operação Chuva (Ordem Pública, Obras, Saúde, Manutenção e Social), para prestar assistência aos moradores, bem como fazer a análise técnica e iniciar o serviço de reparação.
Em vídeo, o prefeito Eriton tranquilizou a comunidade ao anunciar que ninguém ficou ferido no deslizamento e que as famílias afetadas serão inseridas no aluguel social e outros benefícios da gestão.
“Estamos trabalhando em toda a cidade e nos solidarizamos com as famílias que tenham perdido seus pertences e tudo que puder ser feito iremos fazer para amenizar os prejuízos provocados pelas fortes chuvas”, ressaltou Eriton.
Populares informaram que a causa do deslizamento pode estar ligada a um vazamento do tubo da Embasa. Os técnicos da empresa também estiveram no local.
O subsecretário de Ordem Pública e coordenador da Defesa Civil, Abdoral Júnior, disse que foi necessário interditar nove casas, porque três foram diretamente atingidas pelo deslizamento, e por medida de segurança, foi preciso interditar outras 3 do lado direito e mais 3 do lado esquerdo.
Já o secretário de Obras, Ruy Barbosa, que será o responsável pela análise técnica sobre o solo e a causa do deslizamento, explicou que o trabalho de remoção da terra e restos e materiais deve acontecer de forma gradativa para que não aconteça novos incidentes.
“Precisamos ter cuidado, pois quando máquinas pesadas trabalham no local de deslizamento, o solo fica fragilizado e pode comprometer a estrutura de outras residências, ou seja, precisamos tirar a terra colocando contenções para segurar o solo”, explicou.
Com o deslizamento, uma das vias que dá acesso à rua San Martins, no bairro do Santo Antônio e Urbis 2, estará interditada até a conclusão do serviço.