segunda, 05 de maio de 2025
Euro Dólar

TRUMP ORDENA TARIFA DE 100% SOBRE FILMES PRODUZIDOS NO EXTERIOR

Victoria Isabel - 05/05/2025 14:25 - Atualizado 05/05/2025

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesse domingo (4) uma tarifa de 100% sobre os filmes produzidos fora do país. Para ele, a indústria cinematográfica norte-americana está tendo uma “morte muito rápida” devido aos incentivos que outros países estão oferecendo para atrair cineastas.

“Esse é um esforço conjunto de outras nações e, portanto, uma ameaça à segurança nacional. Além de tudo o mais, trata-se de mensagens e propaganda”, disse Trump na rede Truth Social.

O presidente norte-americano afirmou ainda que está autorizando os órgãos governamentais relevantes, como o Departamento de Comércio, a iniciar imediatamente o processo de imposição de uma tarifa de 100% sobre todos os filmes produzidos no exterior que são enviados para os Estados Unidos. “Queremos filmes produzidos na América de novo”!

O secretário de Comércio, Howard Lutnick, disse no X que está cuidado disso. Nem Lutnick nem Trump forneceram detalhes sobre como as tarifas serão implementadas.

Não ficou claro se as tarifas serão aplicadas a filmes em serviços de streaming, bem como àqueles exibidos nos cinemas, ou se serão calculadas com base nos custos de produção ou na receita de bilheteria. Os executivos de Hollywood tentaram esclarecer os detalhes na noite de domingo. A Motion Picture Association, que representa os principais estúdios, não fez comentários imediatos.

Foto: White House Archived

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.