

Cerca de 200 atletas do Brasil e de mais 13 países participam do Malacara Race, prova que une trekking, canoagem, mountain bike e rapel, na zona turística Chapada Diamantina, onde a natação foi escolhida como modalidade surpresa. Ela é válida para a final do campeonato mundial de corrida de aventuras, a Adventure Racing World Series (ARWS), que será disputada em setembro, no Canadá.
A largada aconteceu, no último domingo (4), em Lençóis, sede da competição, que passa também pelos municípios de Mucugê, Nova Redenção, Andaraí, Palmeiras e Iraquara, num percurso de 510 quilômetros e esquema non-stop (sem parar). A chegada acontece, na quinta-feira (8), novamente em Lençóis, com a premiação das equipes vencedoras, no sábado (10). O evento tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) e da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).
“É uma prova que roda a Chapada, passando por seis municípios, e a gente acaba explorando tanto o potencial esportivo quanto o potencial turístico das cidades. O apoio do Governo do Estado foi fundamental para a realização da competição”, explicou Arnaldo Maciel, organizador da prova na Bahia.
O movimento em Lençóis foi intensificado desde sábado (3), quando houve a checagem dos equipamentos pelas 57 equipes e a cerimônia de abertura do Malacara Race, no Mercado Cultural. Prefeitos da região e a CEO da ARWS, Heide Muller, participaram da solenidade, destacando o impacto do evento nas atividades turísticas.
“Os hotéis estão lotados, porque os atletas trazem também seus familiares. É um evento muito importante, não só pelo movimento na cidade, mas pela divulgação que faz da Chapada, com a vinda de pessoas de diversos estados brasileiros e vários lugares do mundo. Por isso, foi muito bom o Malacara ter vindo para cá, tendo todo o apoio do Estado, com a presença da Setur-BA e da Sudesb”, ressaltou a prefeita de Lençóis, Vanessa Senna.
Foto: Ascom/Setur