sábado, 03 de maio de 2025
Euro Dólar

MARINA SILVA DETALHA 5ª CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Victoria Isabel - 02/05/2025 16:05

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, é a convidada do Bom dia, Ministra da próxima segunda-feira, 5 de maio, a partir das 8h. Em conversa com jornalistas de diferentes emissoras e portais de várias regiões do país, Marina vai detalhar os conceitos e expectativas para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), que volta a ser realizada após mais de 11 anos.

ETAPA NACIONAL — Organizada pelo Governo Federal, a conferência será de 6 a 9 de maio, em Brasília, com o tema “Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica”. Marina também abordará o processo participativo e a importância do evento como etapa preparatória para a COP30. A 5ª CNMA é resultado de amplo e colaborativo processo participativo, que envolveu 2.570 municípios de todos os estados e a realização de 439 conferências municipais, 179 intermunicipais e 287 conferências livres. As etapas locais e estaduais já foram concluídas.

PROPOSTAS — Esse movimento resultou na formulação de 2.635 propostas da sociedade civil, que servirão de base para a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e para a construção do novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), que orientará as ações brasileiras de enfrentamento à crise climática até 2035. Criada por Marina Silva em 2003, a última edição da Conferência ocorreu em 2013. Com a 5ª edição em fase final, a CNMA tem o objetivo de discutir e propor soluções para os desafios ambientais do país.

COP30 — A 5ª CNMA acontece em um momento estratégico, com o Brasil se preparando para sediar a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima, a COP30. As decisões e propostas da etapa nacional irão fortalecer o protagonismo brasileiro na agenda climática global e contribuirão para a transição rumo a uma economia de baixo carbono até 2035.

EVENTOS EXTREMOS – A ministra vai discutir também os impactos ambientais enfrentados pelo Brasil e que resultaram em eventos extremos, como as enchentes do Rio Grande do Sul, ondas de calor e incêndios florestais. A 5ª CNMA retorna nesse contexto, como um espaço de debate e mobilização da sociedade para enfrentar os desafios climáticos.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.