sábado, 03 de maio de 2025
Euro Dólar

FRENTE FRIA CAUSA CHUVAS E RAJADAS DE VENTO NA CAPITAL, DIZ A CODESAL

VICTOR OLIVEIRA - 02/05/2025 17:33

Em função da atuação de um sistema atmosférico caracterizado por uma frente fria sobre a região de Salvador, foram registrados nas últimas 24 horas acumulados de chuvas que ultrapassaram a 100 mm, acompanhadas de intensas rajadas de vento de até 60,5km/h, segundo informação do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec).

Os maiores acumulados de chuvas em 24 horas foram registrados em Barro Duro – Fundac (118mm), Praia do Flamengo (91,6mm), Periperi (91mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passo (88,6mm). Dados atualizados às 14h.

Ainda de acordo com o Cemadec, foram registradas (02/05), pelas estações meteorológicas da Codesal, rajadas de vento que chegaram à 60,5km/h em Valéria; 58,7km/h em Praia do Flamengo – Parque das Dunas e 55,8km/h em Canabrava.

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, afirmou que a prioridade da Defesa Civil é a prevenção de riscos de modo a evitar perda de vidas e, para tanto, tem investido em tecnologia preventiva a exemplo do a criação Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme (Cemadec), do Centro de Pesquisas da Defesa Civil (Cepdec), investimentos em atividades educativas nas comunidades e melhoria da infraestrutura em áreas de risco.

“Hoje podemos afirmar que Salvador está mais preparada para enfrentar os imprevistos climáticos, tanto que atravessamos as últimas quatro Operações Chuva sem a perda de vidas”.

Previsão

A previsão para esta sexta-feira (02/05) e sábado (03/05), é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas, por vezes fortes, a qualquer hora do dia.

No domingo (04/05), a previsão é de céu parcialmente nublado com chances de até 40% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia.

Segundo a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos, “a Codesal utiliza o modelo de previsão WRF (Weather Research and Forecasting Model), adequado às características climatológicas de Salvador, o que permite maior assertividade”.

O WRF é utilizado tanto para pesquisas atmosféricas quanto para previsão operacional, como a que é feita por centros meteorológicos. Ele permite que os meteorologistas produzam simulações atmosféricas que refletem dados reais.

Solicitações de vistoria

Em 24 horas, a Defesa Civil de Salvador recebeu 100 solicitações, sendo que a principais foram 34 para ameaças de deslizamento, 19 para ameaças de desabamento e 12 para deslizamento de terra.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.