As fortes chuvas que atingem a capital baiana nesta sexta-feira (2) continuam causando transtornos. Até as 17h50, ao menos seis quedas de árvores foram registradas pela Defesa Civil (Codesal). Três delas já foram removidas, segundo a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman).
Um dos casos aconteceu na Rua Vandick Reidner, em Castelo Branco, onde a árvore bloqueou totalmente a via, que precisou ser interditada até a remoção. Outras quedas foram registradas em Mussurunga e Cajazeiras. Esses três pontos já foram liberados.
Ainda não há detalhes sobre os demais locais afetados. A previsão é de que a chuva persista ao longo do dia, com risco de novos incidentes.
Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), Salvador já acumulou mais de 100 milímetros de chuva em apenas 24 horas, acompanhados por rajadas de vento que chegaram a 60,5 km/h.
As maiores precipitações foram registradas em Barro Duro – Fundac (118 mm), Praia do Flamengo (91,6 mm), Periperi (91 mm) e Ilha de Bom Jesus dos Passos (88,6 mm).
Principais ocorrências:
– 29 ameaças de deslizamento de terra
– 19 ameaças de desabamento
– 15 solicitações de avaliação de área
– 12 deslizamentos de terra confirmados
– 4 árvores ameaçando cair
– 3 quedas de árvores
– 5 orientações técnicas
– 1 caso de infiltração
– 1 destelhamento
– 1 princípio de incêndio
Bairros com maior número de registros:
– Subúrbio/Ilhas: 18 ocorrências
– Cabula/Tancredo Neves: 14 ocorrências
– Pau da Lima: 12 ocorrências
– Liberdade: 12 ocorrências
– Cajazeiras: 10 ocorrências
– Barra/Pituba: 10 ocorrências