sexta, 02 de maio de 2025
Euro Dólar

MCDONALD’S, GM, SAMSUNG E MAIS: EMPRESAS ALERTAM PARA IMPACTO NEGATIVO DAS TARIFAS NOS NEGÓCIOS

João Paulo - 01/05/2025 22:52

A nova política tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já começou a afetar as empresas norte-americanas e acendeu um alerta entre empresários sobre as perspectivas à frente. Com uma série de incertezas sobre os impactos que o tarifaço de Trump deve ter na economia e no consumo dos Estados Unidos à frente, grandes empresas como McDonald’s, General Motors (GM), Samsung e UPS, por exemplo, já alertaram seus investidores que seus resultados podem não ser tão bons assim ao longo deste ano.

A perspectiva mais negativa sobre o futuro acompanha as sinalizações feitas por economistas de que as políticas tarifárias de Trump devem acabar encarecendo produtos para os consumidores norte-americanos — o que além de pressionar a inflação dos EUA, também pode forçar o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), a trazer um novo ciclo de alta de juros no país. Os juros mais altos tendem a encarecer o acesso ao crédito para pessoas físicas e jurídicas. Com isso, além da expectativa de uma redução no consumo das famílias e nos investimentos feitos pelas empresas, o mercado também projeta uma desaceleração da maior economia do mundo.

Nesta quinta-feira (1º), por exemplo, o McDonald’s informou que registrou uma queda surpreendente em suas vendas globais no primeiro trimestre deste ano — um reflexo da demanda consideravelmente menor em restaurantes dos EUA e da Europa, devido às incertezas geradas pelas tarifas. As vendas recuaram 1%, bem abaixo da previsão dos analistas, de um aumento de 0,95% para o período. Nos EUA, o maior mercado da rede de fast-food, a queda foi de 3,6%, o maior recuo desde a pandemia de Covid-19, em 2020.

Segundo o presidente executivo da companhia, Chris Kempczinski, a rede está enfrentando as “mais difíceis condições de mercado”. O resultado do McDonald’s ecoa os alertas já feitos por outros restaurantes, como Domino’s Pizza, Chipotle Mexican Grill e Starbucks, que indicaram que os norte-americanos estão gastando menos para jantar fora, já que a inflação e a perspectiva econômica sombria prejudicam a confiança do consumidor.

*Com informações da agência de notícias Reuters.

Foto: Maja Smiejkowska/ Reuters

 

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.