Salvador avança na consolidação como um dos principais polos náuticos do país com a operação do SAC Náutico, instalado no Doca 1 – Polo de Economia Criativa, no Comércio. A iniciativa, pioneira no Brasil, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a Polícia Federal e a Receita Federal.
O serviço tem como objetivo simplificar e agilizar procedimentos burocráticos relacionados à navegação, atendendo tanto brasileiros quanto estrangeiros, com foco na melhoria do ambiente de negócios e no fortalecimento da economia do mar na capital baiana.
No local, os usuários têm acesso a serviços como atendimento individualizado, formalização de processos de imigração e orientação para trâmites legais junto aos órgãos públicos. O público-alvo inclui turistas, navegadores profissionais e demais interessados na atividade náutica.
Para o agente náutico Ramon Filho, o SAC surge como resposta à necessidade de um planejamento estratégico voltado ao setor. “A iniciativa se apresenta como um pilar fundamental para atrair regatas e embarcações estrangeiras, além de integrar outras ações e projetos que visam fortalecer a economia do mar na região”, destacou.
Um dos diferenciais do espaço é a equipe multidisciplinar, com profissionais capacitados e aptos a atender em diferentes idiomas, o que facilita o acolhimento de visitantes internacionais e contribui para a boa imagem de Salvador como destino náutico.
Além da praticidade nos trâmites, o SAC Náutico também se tornou um ponto de encontro para networking entre atores do setor, contribuindo para o turismo e a atração de investimentos.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h, sem necessidade de agendamento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3202-7940.
Foto: Divulgação/Ascom