quarta, 30 de abril de 2025
Euro Dólar

JERÔNIMO CELEBRA CHEGADA DO PDT À BASE E DIZ ESPERAR PERMANÊNCIA DE PP E PODEMOS NO GRUPO GOVERNISTA

Bruna Carvalho - 30/04/2025 15:00

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou a adesão do PDT à base do governo estadual e reforçou a intenção de ampliar o diálogo com prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que queiram se somar à gestão. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30), durante agenda comemorativa ao Dia do Trabalhador.

“A gente tem dialogado constantemente com os partidos políticos, no caso do PDT inclusive. Fiz uma reunião em Brasília com o ministro Lupi, com Félix Mendonça, a gente vem conversando aqui com deputados ligados, tendo relações com o PDT, com prefeitos e isso nos levou que nós pudéssemos, no dia de hoje, a gente poder fazer, em uma etapa inicial, a reunião com os prefeitos, vice-prefeitos e alguns vereadores do PDT”, afirmou Jerônimo.

A aproximação com o PDT ocorre após o rompimento do partido com a gestão do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), encerrando uma aliança de cinco anos. Na terça-feira (29), a secretária do Mar, Andrea Mendonça — irmã do deputado federal e presidente estadual do PDT, Félix Mendonça Jr. —, entregou seu pedido de exoneração ao prefeito. A legenda também orientou a entrega dos demais cargos ocupados por filiados na prefeitura.

“Faremos isso ao finalizar que eu estarei indo para essa reunião com o PDT, discutir as linhas, discutir os eixos, o plano de trabalho que nos unirá na próxima caminhada, então fico feliz com isso e espero que a gente possa fazer uma agenda muito produtiva”, acrescentou o governador.

Jerônimo também comentou os movimentos políticos em curso envolvendo partidos aliados em nível estadual, mas com posturas diferentes no cenário federal. Ele se referiu à tentativa de fusão entre PSDB e Podemos — este último parte da base de seu governo — e à federação nacional formada por União Brasil e Progressistas (PP), partidos que também têm interlocução com o governo da Bahia.

“Manifestei o desejo de querer o PP enquanto partido junto a nós. Se o presidente Lula estabelecesse uma parceria, um acordo de apoio com o União Brasil, nós tínhamos que conversar aqui. Nós não podíamos virar as costas para isso, mas essa relação não foi constituída ao lado do presidente Lula. As orientações nacionais nós temos que acompanhar aqui de mãos dadas com o Lula”, disse Jerônimo.

Ele também demonstrou confiança na manutenção da parceria com o Podemos e abriu a porta para uma eventual reaproximação com o PSDB.

“Quanto ao Podemos e ao PSDB, o Podemos está no governo conosco, eu espero também que essa relação possa ser estabelecida de uma maneira que os partidos ganhem e que os governos Lula e o nosso governo possam ter a parceria. Tenho muita confiança no Podemos, na unidade, e espero, inclusive, que o PSDB, que em alguns momentos ele já foi parceiro nosso, a gente possa contar com eles. Eu espero que a gente possa, vou aguardar naturalmente e digo o que disse para o PP. O desejo meu é que agora, feito esse anúncio oficial ontem, a gente sente de imediato com os mandatos parlamentares”, concluiu.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.