Prática cada vez mais comum entre quem busca emagrecer e melhorar a saúde, o jejum intermitente se popularizou por seus efeitos na perda de peso e longevidade. A estratégia consiste em alternar períodos de alimentação e jejum, que podem durar até 18 horas. “O jejum intermitente não é passar fome e sim uma estratégia alimentar que alterna períodos de alimentação com períodos de jejum. Ao invés de focar somente no que comer, ele se concentra em o que comer e quando comer”, explica o médico com foco em saúde, emagrecimento e performance, Gabriel Mendes.
Ainda de acordo com Gabriel, jejuar é uma escolha em benefício da saúde e do bem-estar. Confira a seguir alguns dos benefícios associados a essa prática:
Vale ressaltar que mesmo quem não apresenta problemas de saúde deve buscar acompanhamento profissional antes de começar a prática. “Fatores como rotina, intensidade dos exercícios físicos e qualidade do sono influenciam diretamente na resposta ao jejum. O plano precisa ser personalizado, levando em conta objetivos reais e hábitos de vida”, destaca o médico.
Foto: Freepik