sexta, 16 de maio de 2025
Euro Dólar

GOVERNO DO ESTADO INVESTE R$ 26 MILHÕES PARA FORTALECER CULTURA, SEGURANÇA E CIDADANIA NA MICARETA DE FEIRA 2025

LUIZA SANTOS - 30/04/2025 18:40

O Governo do Estado reafirma o compromisso com a cultura popular e a cidadania ao investir R$ 26 milhões na edição 2025 da Micareta de Feira de Santana, o maior Carnaval fora de época do Brasil. Realizada de 1º a 5 de maio, a festa representa não apenas uma celebração da identidade baiana, mas também uma oportunidade de geração de emprego, renda e fortalecimento dos direitos sociais.

“O cuidado com as pessoas é o que nos move. Cuidamos do folião, oferecendo segurança, saúde e acolhimento, e cuidamos também dos trabalhadores que fazem a festa acontecer, como os catadores e ambulantes. Estamos distribuindo equipamentos de proteção, organizando espaços de descanso e fortalecendo ações de proteção social para que todos possam viver a Micareta com dignidade e respeito”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Para fomentar a programação cultural, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), garantiu o desfile de 14 entidades de matriz africana, através do programa Ouro Negro, que promove a participação de instituições culturais de matrizes africanas, especificamente afros, afoxés, samba, reggae e blocos de índios, no Carnaval da Bahia e em Festas Populares de todo o estado. Na programação, destacam-se os blocos Quilombo, primeira agremiação de de reggae a desfilar na Micareta de Feira e o Flor de Ijexá, que, este ano, completa 44 anos.

Além disso, foi garantindo apoio para a criação de um palco especial para apresentações de artistas locais; para o tradicional Bloco Zero Hora; Bloco da Polícia Militar com show da banda Parangolé; e ao Bloco dos Trabalhadores. Atrações locais ainda animarão o Palco Bel da Bonita (pranchão), reforçando a diversidade artística.

As ações de Segurança serão garantidas com 8.600 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica. Serão 8 portais de abordagem com câmeras de reconhecimento facial, 400 câmeras de videomonitoramento, drones, Centro Integrado de Comando e Controle Móvel e 85 postos de observação. Inovações importantes incluem a atuação da Polícia Civil na recuperação de celulares furtados, a Operação Quitérias para acolhimento de mulheres e crianças, além do Serviço de Investigação Local de Crimes com foco em delitos sexuais.

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.