A baiana Jeane Barreto dos Santos, natural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, foi a grande vencedora da meia maratona feminina da corrida 21K Salvador, patrocinada pela Petrobahia. A prova, realizada pela primeira vez na capital baiana no último domingo (27), reuniu mais de 4,5 mil atletas nos percursos de 5, 10 e 21 quilômetros. Na categoria masculina, o pernambucano Lucas Paulo Ferreira Barbosa levou a melhor na prova principal.
Jeane marcou o tempo de 1:17:52 entre a largada, no Campo Grande, e a chegada do percurso, na região da Praia do Corsário. “Minha vida mudou muito com as corridas, e hoje não me vejo sem isso”, declarou a vencedora, que começou a correr para superar a depressão e a ansiedade, se tornou uma atleta profissional e já acostumada ao pódio. Em janeiro, ela venceu a Corrida Sagrada, realizada durante as festividades da Lavagem do Bonfim.
Vencedor no masculino, Lucas Barbosa dividiu a liderança da meia maratona, em grande parte do percurso, com o mineiro Giovani dos Santos, que ficou em segundo. “Eu vim pra vencer, e graças a Deus deu tudo certo. É uma prova muito difícil, com umidade alta. Mas, mesmo com os quenianos, que trabalham em equipe, conseguimos ganhar a prova”, declarou. O melhor colocado entre os estrangeiros foi Edward Mutunga Wambua, do Quênia, que ficou na 5ª colocação.
O sucesso do evento foi comemorado também pela supervisora de marketing da Petrobahia, Andreia Lucas. “Ter quase 5 mil pessoas unidas, no mesmo momento, pela paixão pela corrida é algo muito especial e que merece todo nosso apoio. Acreditamos no poder transformador do esporte que, assim como os combustíveis, move e transforma vidas. A Petrobahia se orgulha de movimentar a vida das pessoas, de proporcionar energia, seja para sua rotina diária ou nos momentos de lazer e da prática esportiva. É por isso que investimos no patrocínio de eventos como a corrida 21K Salvador, que certamente terá vida longa”, completou Andreia.