quarta, 30 de abril de 2025
Euro Dólar

AÇÕES PRÉVIAS DA SEMAN VISAM MINIMIZAR RISCOS EM SALVADOR DURANTE PERÍODO CHUVOSO

VICTOR OLIVEIRA - 30/04/2025 17:16

A chegada do período chuvoso em Salvador exige planejamento, agilidade e um sistema eficiente de manutenção urbana. Por isso, a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) vem intensificando um conjunto de ações preventivas e corretivas com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas e proteger a população.

As medidas antecipadas têm um papel decisivo para reduzir transtornos em períodos de maior instabilidade climática. Ao agir antes das chuvas mais intensas, a Prefeitura consegue evitar ou atenuar inundações, proteger áreas de risco e dar respostas mais rápidas em caso de emergências.

Entre janeiro e março, a pasta executou a limpeza e dragagem de 23 canais, que somam quase sete quilômetros de extensão. A medida é fundamental para evitar transbordamentos e garantir o escoamento adequado da água da chuva, reduzindo o risco de alagamentos, especialmente em áreas mais vulneráveis da cidade.

Além disso, foram aplicadas mais de 15 mil toneladas de massa asfáltica, melhorando a infraestrutura viária e prevenindo a formação de buracos e pontos de acúmulo de água. Outro eixo importante de atuação foi a poda de quase 8 mil árvores, contribuindo para a segurança de pedestres, motoristas e redes elétricas durante tempestades e ventanias. Também foram limpas cerca de 3.330 caixas e dispositivos de drenagem, que são responsáveis por captar e direcionar o fluxo da água pluvial, evitando o entupimento do sistema.

Para o titular da Seman, Lázaro Jeszler, essas ações realizadas com antecedência são cruciais para a segurança da cidade. “A Secretaria de Manutenção executa durante todo o ano atividades preventivas e corretivas. Especificamente após o período chuvoso do ano em questão nós já começamos com atividades preventivas. Tanto a limpeza de canais como a de bueiros e poda de árvores são feitas objetivando uma maior prevenção, para que a cidade esteja mais preparada”, explicou.

Ele destacou ainda que o trabalho ganha reforço a partir de abril, com o início da Operação Chuva em Salvador. “Nessa fase, nós intensificamos os trabalhos, nosso efetivo é aumentado, passamos a ter plantões noturnos e o trabalho preventivo se amplia, assim como o corretivo. É um trabalho que basicamente cuida da microdrenagem da cidade”, concluiu.

Foto: Bruno Concha/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.