terça, 29 de abril de 2025
Euro Dólar

NA CHINA, RUI COSTA TEM ENCONTRO COM EMPRESA QUE VISITOU O CANTEIRO DE OBRAS DA FIOL. ESTALEIROS TAMBÉM FORAM TEMA DE REUNIÕES.

Redação - 29/04/2025 20:00

 

No segundo dia de agenda do ministro da Casa Civil, Rui Costa, em Pequim, foi marcado pela discussão para atração de novos investimentos na indústria naval e setor de óleo e gás e também no setor ferroviário.

A gigante do setor de ferrovias, CRRC, se reuniu com ministro da Casa Civil e sinalizou interesse em ampliar parceria no setor ferroviário. A CRRC tem forte atuação na produção de trens de alta velocidade, sendo uma das maiores fornecedoras de material rodante do mundo.

Rui Costa também se reuniu com representantes da empresa CREC2, que realizaram visita ao canteiro de obras da FIOL, em Ilhéus, no último dia dia 16 de abril. (Veja aqui).

“Para o governo brasileiro e o presidente Lula é fundamental o investimento na infraestrutura e na logística a partir da utilização de vários modais, mas tendo como carro chefe o modal ferroviário. O objetivo central é não só atender o Brasil, mas integrar a América do Sul por meio da infraestrutura logística”, disse o Ministro.

Em relação à indústria naval, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard esteve presente e destacou o potencial para ampliação dos estaleiros no país e convidou os investidores chineses para visitarem os estaleiros brasileiros.

Também presente, o presidente da subsidiária Transpetro, Sérgio Bacci, destacou a retomada da construção de navios no Brasil para indústria de petróleo.  “Nós pretendemos contratar até 2030, 25 navios. Temos estaleiros ociosos no Brasil e seria importante construirmos novas parcerias comerciais e tecnológicas. Em linha com as políticas públicas do governo brasileiro de estímulo à construção de navios no Brasil, reforçamos o convite ao conjunto de empresários para que possam avaliar as oportunidades que temos no setor”.

A Bahia possui o Estaleiro Enseada, com grande capacidade de produção e que tem grau alto de ociosidade. (AB)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.