terça, 29 de abril de 2025
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CONTAGEM DE PÚBLICO E RECONHECIMENTO FACIAL REFORÇAM AÇÃO DOS MAIS DE 7 MIL PROFISSIONAIS EMPREGADOS NA MICARETA

VICTOR OLIVEIRA - 29/04/2025 15:58

Cerca de 7,1 mil profissionais da Segurança Pública serão empregados pela Secretaria da Segurança Pública na Micareta de Feira de Santana, a partir da próxima quinta-feira (1). Considerado o maior Carnaval fora de época do Brasil, a festa também contará, de forma inédita, com Contagem de Público, comunicação por meio Terminais Móveis e Disque Denúncia 24 horas.

No total de R$ 11 milhões serão empregados pelo Governo do Estado para garantir a ampliação do efetivo, estruturas temporárias montadas no circuito da folia, emprego de viaturas e aeronaves, além de tecnologia na festa.

A solução de Contagem de Público também será empregada pela primeira vez na Micareta, captando os rostos dos foliões que acessarem a festa para computar o público total do evento. A informação é utilizada para ordenamento de tropas e patrulhas durante o desfile das atrações.

Nos principais acessos ao circuito Maneca Ferreira, oito Portais de Abordagem serão equipados com câmeras de Reconhecimento Facial. Policiais militares equipados com detectores de metais realizam a revista para impedir acesso de objetos que possam oferecer risco aos foliões, a exemplo de armas de fogo, garrafas de vidro, facas, tesouras e outros.

No total, 400 câmeras de videomonitoramento, com tecnologia inteligente de Reconhecimento Facial e Reconhecimento de Placas Veiculares, irão auxiliar no monitoramento de foragidos da justiça. Ao longo dos circuitos, as patrulhas policiais e de bombeiros contarão com 424 Terminais LTE, capazes de transmitir e recepcionar informações por meio de uma linha exclusiva para uso da polícia.

Uma Plataforma Elevada de Observação (POE) e um Centro de Comando e Controle Móvel (CICC) também serão deslocados para o circuito. Em tempo real, equipes das forças policiais e das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional, Integrada da Ação Policial e de Telecomunicações estarão nas estruturas itinerantes responsáveis pela análise das informações.

Atendimento 24 horas

Também de forma inédita, o Disque Denúncia da SSP funcionará durante 24 horas, nos quatro dias de festa. Equipes recepcionarão denúncias e dados sobre a atuação de criminosos e atividades suspeitas no município.

Especialistas da Superintendência de Inteligência da SSP e das forças policiais estarão no Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (CIISP), em parceria constante com o CICC. Agentes de campo realizam ações de inteligência em meio aos foliões.

Público vulnerabilizado

Pelo segundo ano consecutivo, um Posto Integrado de Acolhimento às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade (Piprev) foi montado no circuito da festa. Lá, especialistas da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) da SSP realizam atendimento e orientação em casos de racismo, LGBTQIAPN+fobia e violência de gênero.

O Projeto Prevenir É Agir- Venha na Paz reforça a importância da atuação integrada com participação de entidades públicas e privadas, além de artistas, para garantir o fortalecimento da cultura da paz nas festas populares.

A Sprev também já realizou a Caravana Social, evento que oferece serviços de saúde e bem-estar para a tropa de polícias e bombeiros escalada para a festa.

Ouvindo o cidadão

A Ouvidoria da SSP também irá empregar equipes na área da festa, com pesquisa para aferir a sensação de segurança do público e a atuação das forças policiais.

Foto: Márcia Santana/ Ascom SSP

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