O aniversário de um ano do Restaurante Popular Vida Nova de Periperi foi comemorado com cardápio especial servido nesta segunda-feira (28), na Rua Doutor Almeida, 161, em Periperi. O espaço gerido pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) atende diariamente a 450 pessoas e, ao longo do primeiro ano de funcionamento, 110 mil refeições foram oferecidas à população.
Como forma de celebrar a passagem de um ano de funcionamento, um menu diferenciado foi servido, com direito a fricassé e bolo de aniversário como sobremesa. O espaço que ganhou decoração festiva, com fotos de momentos registrados ao longo do ano, foi animado com a boa música do saxofonista da Guarda Civil Municipal (GCM), Givanildo Pereira.
Assistida pelo Restaurante Popular desde a abertura do espaço, a desempregada Ana Maria da Silva, 54 anos, fez questão de participar da comemoração. Desempregada, ela conta que o Restaurante Popular Vida Nova de Periperi garante a ela um prato de comida completo para almoçar, diariamente.
“Para mim, isso aqui é um presente. Sei que, para muita gente, essa refeição é a única do dia todo. É nota 10. Mostram cuidado conosco, com a nossa vida. Agradeço e comemoro esse primeiro aninho de vida”, disse emocionada.
Para o idoso Arnaldo Souza, 66 anos, que deixou a cidade de Ilhéus no início do ano e passou a morar em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário, o Restaurante Popular de Periperi tem sido uma ótima opção para se alimentar bem diariamente. “Passei a morar aqui em janeiro e foi uma surpresa maravilhosa encontrar esse restaurante. Tem alguns meses que garanto meu almoço. Comida boa e caprichada”, elogia.
Presente no almoço de comemoração, o titular da Sempre, Júnior Magalhães, explica que a escolha dos bairros para implementação dos restaurantes leva em consideração os dados socioeconômicos de cada região, observando índices populacionais, de insegurança alimentar e a quantidade de famílias em estado de pobreza. “Garantir uma alimentação saudável é o primeiro passo para que a pessoa consiga sair da situação de vulnerabilidade social. Completar um ano ofertando refeições com cada vez mais qualidade, de forma gratuita, é o nosso maior presente”, pontuou o secretário.
O equipamento se soma a outros nove espalhados pela cidade e que desenvolvem o mesmo serviço: garantir refeições nutritivas a pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco socionutricional. Além de Periperi, os Restaurantes Populares Vida Nova estão situados em Águas Claras, Fazenda Coutos, Mares, Pau da Lima, São Cristóvão, São Tomé de Paripe, Sussuarana, Valéria e Pernambués. Atualmente, 4,4 mil assistidos almoçam diariamente nos locais.
O titular da Sempre explicou ainda que, além de distribuir refeições, cada restaurante popular atua em conjunto com um Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para acompanhamento das famílias e atendimento de outras demandas sociais. “Estamos indo muito mais além, ofertando qualificação em nossos equipamentos. É um trabalho social que foca na nutrição e também na capacitação e geração de emprego e renda”, acrescentou Magalhães.
A Coordenadoria de Saúde Alimentar (Cosan), ligada à Sempre, é responsável pelo acompanhamento nutricional dos restaurantes populares. De acordo com a coordenadora do setor, Karine Santos, a elaboração do cardápio, servido diariamente, sempre leva em consideração a diversidade de alimentos e o equilíbrio nutricional. “Hoje temos um menu especial em função do aniversário. No entanto, temos almoço completo, com suco e sobremesa, todos os dias”, garantiu.
Os assistidos sempre deixam dicas e sugestões sobre o que desejam comer. “Estamos sempre atentos, perguntando se desejam algum prato diferente, fazendo essa escuta diária. Agora, mesmo na Semana Santa, sondamos com eles qual seria o melhor cardápio. Trabalhamos para garantir uma alimentação diferenciada, com o valor nutricional adequado e bem saborosa”, frisou.
Fotos: Secom/PMS