O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026, à frente do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), de acordo com pesquisa AtlasIntel divulgada nesta segunda-feira (28).
Em um cenário de primeiro turno contra Tarcísio de Freitas, Lula alcança 42,8% das intenções de voto, enquanto o governador de São Paulo registra 34,3%. Em um cenário alternativo, sem Tarcísio e com Michelle Bolsonaro como candidata da direita, o petista teria 43,3% dos votos, contra 31,3% da ex-primeira-dama.
Nos cenários de segundo turno, Lula e Tarcísio de Freitas aparecem empatados com 46,7% das intenções de voto cada, segundo o levantamento — um empate técnico já registrado na pesquisa anterior, em abril. Em uma disputa contra Michelle Bolsonaro, Lula teria 46,6%, enquanto ela alcançaria 46,1%, também configurando um empate técnico dentro da margem de erro.
A pesquisa também avaliou um cenário com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente inelegível até 2030. Nesse caso, Bolsonaro alcançaria 45,1% das intenções de voto, enquanto Lula teria 44,2%, configurando mais um empate técnico.
O levantamento foi conduzido entre os dias 20 e 24 de abril, com 5.419 entrevistas realizadas por meio de recrutamento digital aleatório. A pesquisa apresenta uma margem de erro de um ponto percentual, para mais ou para menos, e possui um índice de confiança de 95%.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil