A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) vem intensificando as ações em Salvador durante o período da Operação Chuva, que acontece entre os meses de abril e junho. Capinação, roçagem, sacheamento, remoção de terra, gancheamento, retirada de entulho, limpeza nas encostas, valetas e bocas de lobo são algumas das atividades realizadas para prevenir situações como deslizamentos de terra e alagamentos.
Outros serviços, a exemplo da instalação de lonas em áreas de risco e de difícil acesso ocorrem mediante vistoria e liberação da Defesa Civil de Salvador (Codesal). O serviço é desenvolvido pelas equipes de serviços especiais, compostas por 25 agentes, que fazem a limpeza da área e instalação do material utilizando a técnica de rapel.
Visando dar suporte às demandas operacionais, caminhões de carroceria, caminhões munck, caçambas, pá carregadeira e caminhões-pipa são utilizados como apoio às atividades. O presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, destaca a importância dessas atividades para a manutenção da cidade.
“Por toda a cidade, nossos agentes também fazem a desobstrução de canaletas e bocas de lobo, remoção de entulho e coleta de resíduos domiciliares. Entre abril e junho, intensificamos esses serviços para atender às áreas de maior risco. Pedimos à população que colabore, evitando o descarte irregular de ‘lixo’ e entulho para evitar alagamentos”, concluiu Gomes.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS