segunda, 28 de abril de 2025
Euro Dólar

BAHIA RECEBE OFICINA SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E COMBATE A DOENÇAS

Victoria Isabel - 28/04/2025 15:45

Com participação e apoio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Salvador recebe desta segunda-feira, 28, até quarta-feira, 30, no auditório do Hotel Vila Galé, em Ondina, a Oficina de Formação de Tutores com foco na interiorização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) articulado ao Plano de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) 2021-2030, direcionado à Região Nordeste.

O evento, realizado pela equipe da coordenação geral do Projeto ODS e Plano de DANT no Nordeste, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o financiamento do Ministério da Saúde, tem como objetivo formar tutores para a disseminação e fortalecimento das ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas e agravos não transmissíveis, por meio da integração entre os ODS e o Plano de DANT. A iniciativa propõe instrumentalizar tutores do serviço de DANT nas Secretarias Estaduais de Saúde para multiplicarem o conhecimento junto aos 144 municípios das Regiões de Saúde das respectivas capitais.

Membro da mesa de abertura do evento, o subsecretário de saúde da Bahia, Paulo Barbosa, falou da importância da iniciativa. “O Governo do Estado entende que cuidar da saúde do planeta e cuidar da saúde da população não são coisas que estão desassociadas. Na Bahia, boa parte do nosso território está no semiárido e cada vez mais sofremos com a instabilidade climática, por mais que façamos esforços para garantir o acesso da população à água. Muitas doenças emergentes advém desse desequilíbrio do meio-ambiente, como as arboviroses, por exemplo, que são uma outra preocupação grande, de nível nacional”, avaliou.

Também participante na mesa de abertura, Marcos Gêmeos, presidente do Conselho Estadual de Saúde, comentou sobre a realização da oficina. “É importante para todo o sistema de saúde compreender que quando tratamos dos ODS e do Plano DANT, a gente trabalha não apenas para atacar as doenças em sua base, mas para melhorar também o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas. Por isso é tão importante catalisar a disseminação dessas ações, interiorizando suas aplicações e fortalecendo a promoção da saúde”, disse.

Fotos: Yasmim Marinho / SaúdeGOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.