domingo, 27 de abril de 2025
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UMA NOVA GERAÇÃO DE ROBÔS HUMANÓIDES ESTÁ TOMANDO CONTA DAS FÁBRICAS NO MUNDO, INCLUSIVE EM MONTADORAS COMO BYD, BMW, TESLA E OUTRAS

Redação - 27/04/2025 18:14

Turbinada por inteligência artificial (IA), robôs humanóides estão em testes em montadoras como Mercedes-Benz e BMW e nos centros de distribuição da varejista online Amazon nos EUA. São máquinas versáteis, que também poderiam ser úteis para substituir humanos em tarefas insalubres ou repetitivas, cujo desenvolvimento abre nova trincheira na batalha entre EUA e China, já que os principais desenvolvedores são destes dois países.

A BMW já adotou em sua operação nos EUA os robôs da Figure AI. A americana Tesla, de Elon Musk, trabalha na fabricação dos humanóides Optimus para atuarem na montadora e fora dela. A chinesa BYD e a coreana Hyundai, que controla a Boston Dynamics, também têm projetos na área.

Os robôs são bípedes, têm braços articulados, mãos que manipulam objetos e circuitos que aprendem a tomar decisões. Também têm sensores, câmeras e microfones para entender o ambiente ao redor.

Segundo o Goldman Sachs, esse mercado deve alcançar US$ 38 bilhões (R$ 215 bilhões) até 2035, com uma redução de 40% no custo atual das máquinas. Desde 2023, os preços de um robô humanoide saíram da faixa entre US$ 50 mil e US$ 250 mil por unidade para algo entre US$ 30 mil e US$ 150 mil.

Essas máquinas inteligentes também poderiam ser a solução para empresas com escassez de mão de obra na manufatura, inclusive a avançada. Robôs que imitam humanos já existem há tempos, mas a inclusão de modelos de IA mais potentes está fazendo a diferença ao aprimorar habilidades, dispensar o controle remoto ou evitar programação constante por um humano. Os humanoides agora têm capacidade de aprender e executar tarefas complexas.

Robótica e inteligência artificial sempre andaram juntas, mas os avanços recentes na IA deram mais capacidade de identificar objetos, reconhecer pessoas e se locomover. Um dos expoentes dessa aliança é o Apollo, humanoide da americana Apptronik, testado desde março pela Mercedes na Alemanha. Com 1,73 metro de altura e 72 quilos, ele transporta kits de peças para montagem de carros de uma linha para a outra. (OG)

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