O relatório mais recente do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que, em janeiro deste ano, o mercado imobiliário e de construção gerou 6.932 novas vagas na Bahia, representando 31% dos empregos gerados no estado. O número supera a média nacional de 27,9%. As áreas que mais impulsionaram essas oportunidades de emprego foram as de construção de edifícios, serviços especializados e obras de infraestrutura.
“Os projetos imobiliários também promovem melhorias na qualidade de vida e desenvolvimento urbano sustentável. Cada nova construção cria uma cadeia produtiva que mobiliza profissionais como pedreiros, engenheiros e corretores, impulsionando o crescimento econômico do estado e do país”, celebra Cláudio Cunha, presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA).
No ano passado, o mercado imobiliário de Salvador alcançou o que especialistas no setor consideraram “um marco histórico”, movimentando cerca de R$ 4 bilhões em vendas de imóveis na planta, segundo dados da Ademi-BA. Só na capital baiana, foram lançadas 10 mil unidades, consolidando um momento de alta demanda que se reflete também nas contratações. “A automatização ainda não é realidade nos canteiros, que continuam a exigir muita mão-de-obra, desde pedreiros e operários até engenheiros e arquitetos”, comenta Noel Silva, diretor-conselheiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da Bahia (Creci).
Os dados do Caged apontam que o perfil dos contratados é majoritariamente masculino e com formação até o ensino médio (71,9%), mas Silva destaca que no mercado de venda, que é a ponta da incorporação imobiliária, há uma demanda cada vez maior por profissionais qualificados, tanto na corretagem quanto nas áreas fiscal e de contabilidade. E é nesses lugares que a participação feminina têm crescido. “As mulheres já representam quase 50% dos corretores inscritos no Conselho, que criou uma comissão voltada para oferecer cursos e capacitações exclusivamente para elas”, afirma.
Foto: Rafaela Araújo | Ag. A TARDE