sexta, 25 de abril de 2025
Euro Dólar

JOVENS TALENTOS COMPARTILHAM ESCOLHA PROFISSIONAL E OPORTUNIDADE DE TRABALHO APÓS CURSOS GRATUITOS NA PLATAFORMA CO.LIGA

João Paulo - 25/04/2025 11:40 - Atualizado 25/04/2025

Júlia Maia e Raíssa Damásio, soteropolitanas, descobriram na co.liga, a escola digital da Fundação Roberto Marinho e da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), apoiada pelo Instituto CCR, uma oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos em produção cultural.

Durante o curso, Julia e Raíssa também se inscreveram em um edital para atuarem na área de produção em um trio no carnaval de Salvador, no ano de 2023. Selecionadas, elas colocaram em prática os aprendizados adquiridos na co.liga. “Eu nunca tinha trabalhado em um projeto grande. Depois dessa experiência, participei de um processo seletivo e fui aprovada pelo diferencial do meu currículo”, relata Raíssa Damásio, publicitária, que trabalha no setor de marketing de uma empresa de eventos.

Júlia, estudante de produção cultural na Universidade Federal da Bahia (UFBA), revela a importância de ter feito os cursos complementares na área cultural e de projetos. “Foi o meu primeiro contato com a área e uma ponte profissional em que eu tive certeza do caminho que eu deveria seguir na faculdade”, afirma.

As jovens revelaram ainda a facilidade de acesso ao co.liga e a disponibilidade das atividades. “Participar da co.liga é totalmente de graça. Você faz um perfil e a plataforma é muito intuitiva”, afirma Júlia. Assim como Júlia e Raissa, pessoas a partir de 15 anos podem se inscrever e participar das aulas disponíveis no site oficial da escola digital (https://coliga.digital/) que oferece mais de 50 cursos. Ao concluir as atividades, todos recebem um certificado.

O apoio da co.liga reforça um dos principais compromissos do Instituto CCR: democratizar o acesso à educação e promover formação de qualidade para as pessoas, conforme explica Renata Ruggiero, presidente do Instituto CCR.

“Através da formação de qualidade podemos desenvolver talentos, estimular a inovação e criar oportunidades para os jovens. A co.liga é um exemplo de como a educação pode ser democratizada e acessível a todos, independentemente da localização geográfica ou condição socioeconômica”.

Em Salvador, na área de atuação da CCR metrô Bahia, a escola digital já ultrapassou 4 mil matrículas e mais de 1,2 mil certificações entre março de 2024 e fevereiro de 2025. Os cursos abrangem diversas áreas, como tecnologia, negócios, comunicação, música, educação e desenvolvimento pessoal. Entre os mais procurados em Salvador estão: mediação cultural em exposições, diga lá, fotografia, produção de festivais e eventos culturais e empreendendo na economia criativa.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.