O Secretário Especial do Programa de Parcerias de Investimentos – PPI, da Casa Civil da Presidência da República, Marcus Cavalcanti, disse, em contato com o portal Bahia Econômica, que a renovação da concessão da Ferrovia Centro Atlântica só vai sair se a empresa atender às reivindicações da Bahia.
“Se não estiver prevista a requalificação do trecho Corinto(MG) – Salvador da ferrovia, não haverá a renovação da concessão e o governo fará uma nova licitação”, disse Cavalcanti.
Segundo ele, essa requalificação do trecho ferroviário até o Porto de Aratu incluiria o aumento da capacidade dos trilhos, troca de trilhos e dormentes e todos os investimentos necessários para tornar o trecho eficiente.
Em relação ao contorno da cidade de Cachoeira, que requer recursos superiores a R$ 1 bilhão, o secretário disse que é possível negociar um aporte de recursos públicos e privados para viabilizar a obra.
Cavalcanti disse também que no trecho ferroviário entre o Porto de Aratu e Campo Formoso será possível trazer outro operador fora da concessão, acenando que já existem interessados.
Além disso, foi discutido, embora este seja um projeto de longo prazo, a possibilidade de colocação de um terceiro trilho ( alternativa à bitola larga) para a viabilizar uma ligação entre Porteirinha, onde fica a mina da Vale e a Fiol, mas este é um investimento para o futuro.
“ O importante neste momento é dizer que as negociações são possíveis, mas que não haverá renovação da FCA, com a devolução do trecho Corinto/Salvador, como propôs a VLI , e que, se não houver a requalificação desse trecho ferroviário, o governo vai fazer uma nova licitação”, concluiu Marcus Cavalcanti.