No dia 26 de abril, Salvador sediará a primeira edição do “Diálogos de Impacto”, evento promovido pelo LightHouse Hub com o propósito de reunir profissionais da área da saúde, educadores, pais e demais interessados em um diálogo transformador sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa busca fomentar conexões, trocar experiências e promover reflexões capazes de gerar impactos positivos na rotina de quem convive com o TEA no dia a dia. O encontro, a partir das 08 horas, será na sede do LightHouse Hub, no Ed. Civil Towers, no Costa Azul e promete ser um marco no fomento à troca de conhecimento e à criação de soluções eficazes para questões sociais, educacionais e de saúde. As inscrições estão abertas em https://www.sympla.com.br/evento/diAlogos-de-impacto—comunicaCAo-suplementar-alternativa-e-seletividade-alimentar/2860748.
A temática central desta edição será a “Comunicação Suplementar Alternativa (CAA) e a Seletividade Alimentar”, dois tópicos que, impactam profundamente a qualidade de vida de muitas pessoas, visto que atualmente, Salvador possui aproximadamente 4.249 crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme dados do Censo da Pessoa com Autismo no município.
O evento tem como público-alvo pais e responsáveis de crianças com dificuldades de comunicação, educadores, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e estudantes das áreas de educação e saúde. O encontro abordará estratégias e ferramentas para apoiar crianças com dificuldades de comunicação complexas, apresentando soluções tanto de alta quanto de baixa tecnologia. Além disso, será discutido como a seletividade alimentar afeta o bem-estar e o desenvolvimento social, com um foco especial nos desafios enfrentados desde a infância até a vida adulta.
A programação inclui dois blocos de conteúdo: o primeiro, voltado para as soluções tecnológicas na comunicação suplementar, e o segundo, focado nos impactos da seletividade alimentar na saúde mental e integração social. Estão confirmados para as palestras, a Profa. Dra. Mamary Lopes, especialista em Neuropsicologia e Educação Inclusiva; Ronaldo Cohin, fundador da Jade, plataforma inovadora que usa jogos para acelerar o desenvolvimento de crianças neurodivergentes; e Viviane Mateó, fonoaudióloga com vasta experiência no tratamento de distúrbios da fala, linguagem e dificuldades alimentares.
“É essencial que criemos espaços como o “Diálogos de Impacto” para discutir temas tão relevantes. A inclusão e a promoção de hábitos saudáveis, como os que abordaremos nesta primeira edição, são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e integrada”, comenta a CEO do LightHouse Hub, Lara Morel. O evento faz parte de um ciclo que abordará outros temas de grande relevância ao longo dos próximos meses. O objetivo é expandir as discussões e explorar soluções inovadoras que gerem valor real para todos os envolvidos, criando um ambiente de aprendizado contínuo.
FOTOS
Dra Mamary Lopes (blaser branco)
Isabella Barreto (blusa branca, sentada)
Viviane Mateó (blusa preta)
Ronaldo Cohin (verde)