Afonso Florence, secretário estadual da Casa Civil, afirmou nesta quinta (24) durante coletiva de imprensa realizada no campo de obras da Nova Rodoviária de Salvador, em Águas Claras, que qualquer possibilidade de expansão do metrô de Salvador só receberá sinal verde após estudos da viabilidade econômica e financeira da obra.
Na ocasião, Florence explicou que “um sistema como o metrô, que também é uma PPP e que atualmente tem uma arbitragem em curso por conta dos impactos da pandemia, precisa que qualquer expansão seja precedida de estudos de viabilidade econômica e financeira. A expansão da Lapa até o Campo Grande, chamada Trecho 4, já teve seus estudos concluídos”.
O secretário afirmou que o projeto de expansão foi idealizado durante a atual gestão do governador Jerônimo Rodrigues (PT), assim como o VLT. “São dois projetos genuinamente desenvolvidos neste governo. Apresentamos ao PAC, conseguimos a captação dos recursos e estamos muito focados em superar os trâmites de alvarás e autorizações junto à Caixa Econômica Federal para publicar a licitação”, acrescentou.