Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), com base em dados do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), expostos no Mapa de Empresas do Governo Federal, aponta que Salvador alcançou o melhor patamar da história em aberturas de empresas, considerando os dois primeiros meses de 2025.
A capital baiana registrou a abertura de 12.173 empresas nos meses de janeiro e fevereiro e ultrapassou o recorde observado no mesmo período de 2021, quando foram criados 11.141 novos CNPJs na cidade. O valor representa, ainda, um aumento de 38% na abertura de negócios em relação ao primeiro bimestre do ano anterior. Em 2025, ocorreu o fechamento de 5.748 empresas, o que representa queda de 4% na comparação com 2024. Neste exercício, o saldo positivo é de 6.245 empresas.
O estudo revelou, ainda, que Salvador possui mais de 292 mil empresas ativas atualmente. Os principais tipos de CNAEs (Classificação Nacional das Atividades Econômicas) das empresas que atuam na cidade são cabeleireiros, manicure e pedicure; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; promoção de vendas; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo; fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar; além de restaurantes e similares.
O bom desempenho da capital baiana no índice está diretamente relacionado a uma série de ações implementadas pela Prefeitura, voltadas à redução da burocracia no processo de abertura de CNPJs e ao estímulo ao empreendedorismo na cidade.
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS