Wednesday, 23 de April de 2025
Euro Dólar

BAHIA BATE RECORDE HISTÓRICO NA PRODUÇÃO DE OVOS; FEIRA DE SANTANA LIDERA O SETOR

Bruna Carvalho - 23/04/2025 13:00

A produção de ovos na Bahia atingiu o maior volume em 24 anos, de acordo com o IBGE. Em 2024, foram produzidas 88,5 milhões de dúzias, o que representa um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior. A região de Feira de Santana se destaca, concentrando mais da metade do total estadual.

Em São Gonçalo dos Campos, a cerca de 20 km de Feira de Santana, a propriedade da família Cerqueira é um exemplo do avanço do setor. O produtor Manuel Cerqueira revelou à TV Subaé que mantém um plantel com 9 mil galinhas, que produzem cerca de 7.100 ovos diariamente.

A produção envolve 11 funcionários, encarregados da coleta até o empacotamento. A granja possui sistemas de ventilação e climatização, cruciais para manter a produtividade das aves em um clima quente como o da Bahia.

“Aqui na Bahia, a temperatura é elevada, e isso pode afetar diretamente a produção. Por isso, é fundamental manter os galpões bem posicionados e com sistemas de ventilação e nebulização. Se não houver climatização, a galinha bebe mais água, come menos e isso prejudica a produtividade. Além disso, a casca do ovo pode ficar mais fina, aumentando as perdas”, explicou o médico veterinário Jair Ribeiro, em entrevista à TV Subaé.

A região de Feira de Santana é considerada o principal polo avícola do estado, com 11 municípios responsáveis por 53% da produção. Segundo a presidente da Associação Baiana de Avicultura (ABA), Kerley Santos, o avanço é fruto do empenho dos produtores locais.

Atualmente, há 559 estabelecimentos voltados à avicultura na Bahia — 33 produzem ovos e 526 são dedicados ao frango de corte. Cerca de 16 milhões de pintos são alojados por mês, em uma cadeia que gera aproximadamente 15 mil empregos.

Além dos ovos, o abate de frangos também cresceu, chegando a 130,9 milhões de animais em 2024, alta de 1,8% em comparação ao ano anterior.

Foto: Reprodução/TV Subaé

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.