Durante sessão no STF nesta terça-feira (22), o ministro Alexandre de Moraes se posicionou contra a proposta de anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro.
Relator dos processos, Moraes manifestou indignação ao ler seu voto sobre a possível abertura de ação penal contra seis denunciados do núcleo 2 da trama golpista.
“As pessoas de boa-fé devem refletir sobre isso. Se na minha casa, eu não admitiria que destruíssem, usassem de violência e grave ameaça para me tirar do comando da minha casa, por que que eu vou admitir isso para o país?”, questionou o ministro.
Moraes também rebateu críticas de que atua simultaneamente como vítima e julgador. Ele destacou que o processo não trata de atentado à sua pessoa física, mas sim de um ataque às instituições democráticas:
“Aqui é atentado contra as instituições democráticas. O atentado narrado pela procuradoria, a partir das investigações da Polícia Federal, se dá no contexto de tentar obstruir as investigações iniciadas há 3 anos atrás”, disse.
“Os crimes não são contra a vida, tentativa de homicídio. É tentativa de abolição das instituições, tentativa de golpe de Estado. Por que se pune o tentar dar o golpe? Quem tentou dar o golpe de Estado não vai se punir?”, concluiu
Os réus são acusados de organização criminosa armada, tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático de Direito por meios violentos, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado.
Foto: Divulgação/STF