Em celebração ao Abril Azul, mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) localizada no Shopping da Bahia (SDB) realizará uma ação especial para a emissão em tempo real da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) entre os dias 23 e 26 de abril, de quarta-feira a sábado.
A campanha é uma realização do Shopping da Bahia em parceria com o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS), a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), por meio da Superintendência dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SUDEF), e a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
A CIPTEA é um instrumento de identificação crucial, pois o Transtorno do Espectro Autista nem sempre é visível. Dessa forma, o documento combate a discriminação e garante os direitos das pessoas com TEA, facilitando o acesso a serviços essenciais.
O cadastramento para emissão da carteira faz parte da cartela de serviços normalmente oferecidos pelo SAC, mas o cidadão só recebe o documento dias depois por e-mail para impressão própria. Durante a campanha de Abril Azul no SDB, o processo será otimizado para garantir que a identificação seja entregue no momento do atendimento, proporcionando mais agilidade e comodidade para os requerentes e suas famílias.
No período, um balcão informativo na entrada do SAC estará disponível para distribuição dos cordões de identificação quebra-cabeça, com quantidade limitada.
SERVIÇO
Para participar, basta que o requerente e seu responsável legal, quando for o caso, compareçam à unidade do SAC que fica dentro do SDB durante o horário normal de atendimento do órgão. A emissão da carteira é gratuita, realizada por ordem de chegada e necessita dos seguintes documentos:
* Laudo médico com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID; assinatura; e carimbo.
* Requerimento preenchido (disponível para impressão no botão azul “imprimir requerimento” em informações pessoais no site do SAC Bahia).
* Comprovante de residência (conta de água, luz, informativo de cartão de crédito ou declaração de residência emitida por Associação de bairro ou Instituições religiosas).
* RG e CPF ou Certidão de Nascimento da pessoa com TEA.
* RG e CPF do Responsável Legal (se aplicável).
* A foto será tirada no momento do atendimento. O requerente deverá estar presente.
* Informar o tipo sanguíneo da pessoa com TEA.
Informações sobre o atendimento durante a campanha:
Período: 23 a 26 de abril de 2025 (quarta-feira a sábado)
Local: unidade do SAC no Shopping da Bahia, no 2º piso, entrada do Estacionamento E
Horário de Funcionamento: de quarta-feira a sexta-feira: 09h às 18h; sábado: 09h às 13h
Atendimento: Por ordem de chegada
Gratuito.
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