Tuesday, 22 de April de 2025
Euro Dólar

MOMENTOS QUE MARCARAM A TRAJETÓRIA DO PAPA FRANCISCO

Maiane Ramos - 22/04/2025 17:41

O Papa Francisco, conhecido por sua humildade e por ser progressista dentro da igreja católica, nascido Jorge Mario Bergoglio, morreu em 21 de abril de 2025, em Roma, aos 88 anos, um dia depois da sua última aparição pública que ocorreu durante a celebração da Páscoa, em 20 de abril, quando, visivelmente estava debilitado, concedeu a bênção “Urbi et Orbi”. Ele foi o 266º Papa da Igreja Católica e esteve à frente do pontificado por 12 anos.

Um Papa amado por todos e sempre foi recebido com calorosas demonstrações de afeto, emocionou fiéis do mundo todo ao surgir brevemente diante da multidão na Praça de São Pedro. Sua morte selou o fim de um dos pontificados mais transformadores da história recente da Igreja, caracterizado por gestos de proximidade, reformas corajosas e um forte apelo à justiça social.

Diante de momentos que emocionou o mundo, O pontífice trouxe diversas mudanças para a Igreja Católica e sempre esteve próximo do povo:

A primeira aparição como Papa, em 13 de março de 2013, o mundo conheceu o novo líder da Igreja Católica: o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome Francisco, em homenagem a São Francisco de Assis, símbolo de humildade, paz e cuidado com os pobres.

Em sua segunda encíclica, o Papa Francisco fez um forte apelo pela preservação do meio ambiente. Em “Laudato Si'”, ele denunciou os danos causados pelo modelo econômico predatório e alertou para os efeitos das mudanças climáticas, especialmente sobre os mais pobres.

O Papa Francisco enfrentou com coragem um dos temas mais delicados da Igreja Católica: os casos de abusos sexuais cometidos por membros do clero. Desde o início de seu pontificado, ele rompeu o silêncio institucional que perdurava há décadas, reconhecendo publicamente a gravidade da crise e a necessidade urgente de enfrentá-la.

A sua visita ao Brasil, também foi um momento marcante, durante a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 22 e 28 de julho de 2013, o Papa Francisco realizou sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica, escolhendo o Brasil como destino para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no Rio de Janeiro.

A abertura à comunidade LGBTQIA+, durante seu pontificado, o Papa Francisco adotou uma postura mais acolhedora em relação à comunidade LGBTQIA+. Logo no início, em 2013, sua frase: “Se uma pessoa é gay, busca a Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”, ao falar sobre padres homossexuais, sinalizou uma mudança significativa no tom da Igreja, promovendo uma visão mais compassiva e inclusiva.

E o Ritual do lava-pés, um dos gestos mais emblemáticos do Papa Francisco ao longo de seu pontificado foi a maneira como celebrou o rito do lava-pés na Quinta-feira Santa, rompendo com séculos de tradição.

Foto: Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.