O deputado João Leão (PP) revelou três possíveis caminhos eleitorais para 2026 — e a reeleição à Câmara Federal está fora de seus planos. Entre as alternativas citadas estão a Assembleia Legislativa da Bahia, o Senado ou até uma candidatura ao governo estadual, com a mudança para o Palácio de Ondina.
A atual cadeira de deputado federal deve ser disputada por Cacá Leão, que em 2022 concorreu ao Senado na chapa encabeçada por ACM Neto (União Brasil), derrotada por Otto Alencar (PSD) e Jerônimo Rodrigues (PT).
“Eu tenho o seguinte: eu tenho ou deputado estadual, ou senador, candidato a senador ou candidato a governador. Eu estou escolhendo o governador. Quem sabe se eu não vou dar uma mexida nessa Bahia toda?”, declarou Leão à Rádio Ibotirama FM.
O progressista comentou sobre sua saída da base do PT, levando com ele deputados do PP, hoje inclinados a retomar a aliança com os petistas. Segundo Leão, o rompimento ocorreu por falta de espaço no governo.
“Houve um dissabor lá e eu resolvi sair. Saí. Saí por que? Porque o governador [Rui Costa] prometeu que eu seria candidato a governador e depois o PT começou com história lá com ele e ê partidinho difícil, viu, rapaz. É só venha a nós, venha a nós, venha a nós, [mas] o vosso reino que é bom, nada”, afirmou.
Foto: Euro Amâncio / Divulgação