Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

ALAGOINHAS ESTÁ NA ROTA INTERNACIONAL DAS CERVEJAS ARTESANAIS

Bruna Carvalho - 16/04/2025 11:50 - Atualizado 16/04/2025

Reconhecida pela qualidade da água e localização geográfica estratégica para o desenvolvimento do Litoral Norte e Agreste da Bahia, a cidade de Alagoinhas, a 116 quilômetros de Salvador, começa a marcar presença na rota mundial das cervejas artesanais. Isso porque o Congresso Internacional Brasileiro da Cerveja (Conib) e o Concurso Internacional Brasileiro de Cervejas (BBA), realizados em novembro do ano passado, dentro da programação do Bahia Beer Festival, não só trouxeram expositores de 34 países e mais de mil amostras de cervejas para Alagoinhas, como voltaram os olhos do mercado da Ásia para o município baiano.

Somente neste mês de abril, as iniciativas realizadas durante o Bahia Beer foram apresentadas como exemplos de sucesso na exposição, concurso e congresso internacional de cerveja realizados pelo Grupo GMEG (Global MICE Experts Group), na Coreia do Sul. A cervejaria catarinense Big Jack, vencedora da competição de melhor cerveja artesanal em Alagoinhas, também conquistou medalha no evento coreano.

Nesta quarta-feira (16) Alagoinhas e o Bahia Beer voltam a ser destaque, desta vez, no China Craft Beer, evento que será realizado no Centro Internacional de Exposições de Shangai. O embaixador do Bahia Beer, Develon da Rocha, representará não só o município baiano, mas o Brasil e a América do Sul durante o painel “Cúpula Global: cervejarias, competições e o futuro da cerveja artesanal”.

O painel que o brasileiro vai participar na China também terá as presenças de Thomas Costelone, administrador da Brussels Beer Chalenge (Bélgica); Charles Guerrier, diretor da Briew Asia; Killian Kittl, diretor da European Beer Star (Alemanha); Tian Zhou, fundador da Beer Matters (Singapura) e um dos palestrantes do Bahia Beer, em Alagoinhas.

“O mercado de cervejarias asiático está impressionado com o que viu em Alagoinhas, cidade que tem um potencial cervejeiro enorme, não só no Nordeste, como no Brasil. Sabemos que a água de Alagoinhas é uma das melhores do mundo, apropriada para a produção de cervejas, e que hoje já existem duas grandes indústrias instaladas na cidade. Além disso, o mercado cervejeiro vem ganhando força, e tanto o município, que possui regiões cítricas, quanto o Nordeste, que também tem a região do cacau, possuem alto potencial para a produção de cervejas frutadas, que começam a fazer grande sucesso”, avalia Develon.

Termo de cooperação
A Associação de Cervejeiros Artesanais da Coreia (Korea Craft Brewers Associatoin – KCBA) assinou um termo de cooperação com a empresa Sol Eventos, que organiza o concurso no Bahia Beer. A parceria visa desde o envio de amostras e jurados para competições à exportação e importação de bebidas. O acordo tem vigência de três anos.

O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, reforça a importância do Bahia Beer para fomentar o turismo e a economia no município. “O reconhecimento internacional do nosso festival de cerveja nos enche de orgulho e comprova que estamos trilhando o caminho certo, ao investir em um evento vinculado ao potencial econômico da nossa cidade e que reforça a sua condição de capital da cerveja no Nordeste brasileiro. O Bahia Beer já tem em sua programação o maior concurso de cervejas artesanais da América Latina e, daqui para a frente, estará ainda mais fortalecido e pronto para receber cervejeiros do mundo inteiro”, diz.

A edição 2025 do Bahia Beer Festival está prevista para acontecer entre os dias 7 e 9 de novembro.

Foto: Develon da Rocha

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.