terça, 15 de abril de 2025
Euro 6.68003 Dólar 5.9019

PROJETO NA CMS PROPÕE TRANSFORMAÇÃO DO TRADICIONAL SEBO BRANDÃO EM BIBLIOTECA MUNICIPAL

LUIZA SANTOS - 15/04/2025 15:26

Com o intuito de incentivar a cultura e o acesso à leitura aos soteropolitanos, um projeto de indicação tramita na Câmara de Vereadores de Salvador para transformar o tradicional Sebo Brandão em uma biblioteca pública municipal. O espaço, que funcionou durante 55 anos no centro da capital baiana, fechou as portas no ano passado.

O prédio foi fundado em 1969 e conta com uma área física de quase 400m², possuindo mais de 80 mil exemplares que abrangem obras clássicas e contemporâneas de diversas áreas do conhecimento; e por anos ficou conhecido como como o endereço dos antiquários.

De acordo com a proposição, a biblioteca pública “vai democratizar o acesso ao livro e à leitura para toda a população, especialmente para estudantes e pesquisadores que dependem de espaços acessíveis para consulta e estudo. Bem como vai contribuir para a recuperação do Centro Histórico de Salvador com a valorização do patrimônio cultural”, diz o texto.

O autor do projeto e vereador João Cláudio Bacelar (Podemos) justifica que a requalificação do espaço ajudará a suprir o déficit de bibliotecas públicas da capital baiana, além de auxiliar no desenvolvimento intelectual dos munícipes e incentivar o turismo literário e acadêmico na cidade, uma vez que o espaço abriga raridades que incluem títulos de todo o mundo, da medicina popular aos clássicos e edições únicas de diversos escritores, até mesmo desconhecidos.

“Vamos promover o hábito da leitura e resgatar essa lacuna cultural e educativa com um justo aproveitamento de um espaço icônico para diversas gerações da nossa cidade. Com a preservação histórica e arquitetônica vamos poder atrair também a realização de palestras, oficinas, eventos para lançamentos de livros e exposições captando uma legião de amantes da literatura. Isso beneficiará ainda o desenvolvimento na economia com a entrada de investimentos por parte de editoras e autores independentes, bem como do público desse segmento”, justifica Bacelar.

Foto: Arquivo/Facebook

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.