A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) segue com a instalação de novos pontos verdes na cidade – a iniciativa busca promover melhorias tanto na paisagem urbana quanto na relação da população com o meio ambiente. Desta vez, o local beneficiado foi a Ladeira do Abaeté, em mais uma ação voltada à recuperação de áreas degradadas pelo descarte irregular de resíduos sólidos.
O projeto tem como objetivo transformar espaços antes utilizados como pontos de lixo em pequenos jardins comunitários, estimulando a conscientização ambiental e o cuidado coletivo com o espaço urbano. Desde 2020, cerca de 500 pontos verdes já foram implantados em diferentes bairros da capital baiana.
Morador da região, Marcos Querino, de 51 anos, elogiou a iniciativa. “Isso aqui vai ficar sensacional. O lixo que era descartado aqui vai dar espaço para a natureza, para a vida. Isso é muito importante porque nós transitamos por aqui e, por vezes, o lixo até impedia a passagem. Esperamos também que as pessoas se conscientizem e não voltem a descartar lixo por aqui”, afirmou.
De acordo com o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes, o projeto busca ir além da transformação física dos espaços. “Queremos transformar também a mentalidade das pessoas em relação ao descarte de resíduos e ao cuidado com o lugar onde vivem. Em muitos locais, os próprios moradores passam a cuidar dessas áreas verdes e incentivam outros a manter a região limpa”, destacou.
A escolha dos locais a serem revitalizados é feita com base em um mapeamento realizado rotineiramente pela Limpurb, que analisa a recorrência do descarte irregular em diferentes regiões da cidade. Após a definição do ponto, é feita a limpeza do local, a instalação de jardineiras produzidas com pneus reciclados, o plantio de mudas e a colocação de placas de sinalização educativa.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS