As inscrições para o 4º Laboratório Universitário, iniciativa do NordesteLAB, serão encerradas nesta terça-feira (15). O evento é apoiado pela Prefeitura, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e os interessados devem se inscrever no site www.nordestelab.com.br. Podem participar estudantes universitários de cursos da área de cinema, audiovisual, comunicação e afins, matriculados em instituições de ensino superior das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Considerado o maior evento do mercado audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo, o NordesteLAB será realizado entre os dias 5 a 8 de agosto, no Goethe-Institut Salvador, no Corredor da Vitória. O encontro vai discutir sobre como o setor audiovisual é recebido e percebido por diferentes públicos e setores da sociedade.
“O NordesteLAB oferece uma oportunidade única, proporcionando um ambiente de aceleração de conhecimentos e desenvolvimento prático no setor audiovisual. Ao participar do Laboratório Universitário, os estudantes têm a chance de desenvolver roteiros e aprimorar ferramentas para produzir seus próprios curta-metragens, adquirindo habilidades essenciais que os ajudarão a se destacar no mercado. Além disso, o laboratório promove a troca de experiências com profissionais da área, ampliando as redes de contato e preparando os alunos para ingressar no mercado audiovisual com mais experiência e confiança”, avalia a coordenadora geral do NordesteLAB, Rubian Melo.
“Fazer parte disso é muito importante para nós, porque, sem dúvida, o NordesteLAB é uma plataforma extremamente potente de fortalecimento desse setor, o que para nós é fundamental, que entendemos o audiovisual como um dos nossos focos de atenção mais importante neste momento. Então, é mais um reforço do audiovisual soteropolitano e, dessa forma, crescemos todos”, celebra o gerente de Promoção Cultural da FGM, George Vladimir.
Funcionamento – Para a edição 2025, o Laboratório Universitário conta ainda com a parceria do YouTube, com o aporte de R$10 mil para o projeto vendedor. Entre os meses de maio e julho ocorrerão aulas on-line com consultores da área, onde os participantes terão a chance de desenvolver roteiros e aprimorar ferramentas que possibilitem a produção de seus próprios curtas-metragens, aprendendo habilidades essenciais que os ajudarão a se destacar no mercado. Neste processo, cinco duplas serão selecionadas para participar do evento em agosto, com passagens e hospedagens pagas pelos organizadores.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS