Referência no fomento a iniciativas inovadoras, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) dá mais um importante passo para impulsionar o desenvolvimento do setor empresarial baiano. A entidade lança o IEL Conecta, programa que reúne ações já consolidadas em sua trajetória e amplia sua atuação como ponte entre empresas e soluções inovadoras. A proposta é fortalecer a cultura de inovação no estado e consolidar um ecossistema conectado, colaborativo e voltado à inovação.
O lançamento oficial do IEL Conecta acontece no próximo dia 23 de abril (quarta-feira), no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Stiep, das 8h30 às 12h30. Na ocasião, os pilares do programa serão apresentados para empresários e instituições de fomento à pesquisa em um ambiente voltado ao intercâmbio de conhecimentos e atividades de networking.
Ao construir um ecossistema dinâmico e integrado de inovação, o IEL Conecta se posiciona como núcleo articulador entre empresas que apresentam demandas por soluções inovadoras e entidades de fomento à pesquisa, como instituições científicas e tecnológicas (ICTs), universidades, agências de fomento e outros parceiros estratégicos. A ideia é promover a conexão de talentos e fomentar a competitividade e as oportunidades de desenvolvimento sustentável.
Nesse novo momento, o IEL realiza uma curadoria que permite mapear pesquisas em andamento e direcionar soluções para as demandas reais do setor produtivo. Além de atender às necessidades de empresas que já buscam inovar, a ideia é que o IEL Conecta também possa apresentar caminhos de inovação para empresários que ainda resistem à ideia — muitas vezes por associarem o conceito exclusivamente à tecnologia.
“Temos o objetivo de fortalecer o ecossistema de Inovação na Bahia, e o IEL Conecta visa apoiar as empresas no direcionamento mais assertivo para que o processo de inovação ocorra de forma a atender o momento em que cada uma se encontra. O IEL possui soluções como o Jogo da Inovação – JOIN e o programa de bolsas de Inovação – Inova Talentos, que possibilitam às empresas desenvolverem projetos de Inovação, mas através do IEL Conecta podemos buscar outras soluções que atendam outras demandas específicas”, afirma superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia), Edneide Lima.
Inovação sem complicação – Um dos desafios do programa IEL Conecta é promover a cultura de inovação no cotidiano das empresas baianas. Para isso, busca desmistificar a ideia de que inovar exige grandes investimentos em tecnologia e está restrito às grandes corporações. Inovar também envolve processos, serviços, modelos de gestão e até a forma de se relacionar com o cliente.
A missão é mostrar que por meio da criatividade, da experimentação, da valorização de ideias e da melhoria contínua dos processos, soluções inovadoras podem surgir em organizações de qualquer porte, gerando resultados sustentáveis e diferenciais competitivos no mercado.
Inovação em rede – O avanço do IEL no fomento à inovação também contempla consultorias especializadas e a captação de recursos para apoiar empresas na estruturação e no desenvolvimento de suas iniciativas inovadoras. Essas ações fazem parte do guarda-chuva do IEL Conecta, que reúne ainda programas já consolidados da instituição, como o JOIN – Jogo da Inovação e o Inova Talentos. Ambas iniciativas atuam de maneiras distintas e complementares.
Desenvolvido pelo IEL Bahia, o JOIN é uma metodologia de gestão que busca promover a inovação nas empresas de forma prática, colaborativa e engajadora. Inspirado em conceitos como inovação aberta, métodos ágeis e design thinking, o JOIN aposta em dinâmicas lúdicas para estimular a criatividade e a resolução de desafios organizacionais. A ideia é transformar o ambiente corporativo em um ambiente mais criativo e participativo.
Já o Inova Talentos é um programa com o objetivo de incentivar a inovação nas empresas por meio da inserção de novos talentos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Os bolsistas selecionados contam com acompanhamento técnico e capacitação continuada ao longo do projeto, o que garante não apenas a qualificação profissional, mas também a geração de resultados concretos para as empresas participantes.
“O IEL Conecta vem para unir forças com as diversas iniciativas existentes no nosso ecossistema de inovação. A partir de agora, por meio do papel articulador desempenhado pelo IEL, acredito que será possível estimular o processo de inovação ao conectar empresas com as variadas soluções disponíveis em nosso estado”, comenta Adriana Martins de Oliveira, gerente de Desenvolvimento Estratégico do IEL Bahia.
Programação – A cerimônia de lançamento do IEL Conecta inclui palestras, estudos de casos e apresentação de cases de sucesso, que serão apresentados por nomes de destaque do setor industrial. Entre os palestrantes confirmados estão o gerente de inovação da Natura, Thadeu Junqueira, a líder em pesquisa, desenvolvimento e inovação do Grupo Civil, Beatriz Souza, o gerente de negócios no SENAI Cimatec, Vilson Alves, e a Diretora Geral do Polo de Inovação do IFBA (Instituto Federal da Bahia), Deise Piau.
Parcerias inovadoras – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com diversas instituições, têm impulsionado o fortalecimento da cultura de inovação nas indústrias e empresas da Bahia por meio de ações estratégicas. Somente em 2024, foram realizadas 27 consultorias e oficinas, promovidas com parceiros como SEST SENAI, comitês da FIEB, Gráfico Empreendimentos e Veracel Celulose, levando conhecimento técnico e soluções inovadoras para o setor produtivo.
Além disso, o IEL promoveu 50 palestras e encontros de conteúdo com importantes instituições de ensino e entidades como Sebrae, UNIFAT, IFBA, UNIFACS, UEFS, ABRH e o Congresso RH do Agro, ampliando o alcance do debate sobre inovação, empreendedorismo e gestão de pessoas.
Outro destaque importante foi a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), que viabilizou a captação de 20 bolsas por meio do programa Desafio Empresarial FAPESB-IEL. Direcionada a pesquisadores com título de doutorado, a iniciativa teve como foco fomentar a interação e cooperação com empresas na realização de projetos que contribuam para incentivar o aumento da competitividade empresarial.