Cerca de 200 pessoas que participaram, nesta segunda-feira (14), da solenidade de entrega dos certificados dos cursos de qualificação profissional do Programa Vida Melhor Urbano, promovido pelo Governo do Estado.
A cerimônia, realizada no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, marcou a entrega dos certificados dos cursos de gestão de negócios e educação financeira, marketing digital, técnicas de vendas, doces e salgados, depilação, corte e escova. A iniciativa, promovida por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades), integra o Programa Vida Melhor Urbano, que visa fortalecer a autonomia dos participantes e a economia popular urbana, promovendo inclusão socioprodutiva e geração de oportunidades.
A expectativa é que mais de 6 mil pessoas passem pelos cursos e sejam certificadas até o final deste ano. Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabya Reis, a qualificação profissional é fundamental para fortalecer os empreendedores da economia informal. “A entrega desses certificados representa um marco para essas pessoas. Com mais conhecimento e ferramentas, elas estão mais preparadas para empreender e gerar renda, superando as barreiras da vulnerabilidade social. É uma iniciativa que promove dignidade e inclusão”, destacou a secretária.
Para muitos beneficiados, como Áurea Rita, o certificado em marketing abre caminhos concretos para o empreendedorismo. “Com esse curso, agora sei como divulgar meu trabalho e alcançar mais clientes. A qualificação ampliou minha visão e meu alcance. Já comecei a aplicar o que aprendi e estou tendo retorno”, disse ela.
Investimento e impacto social
A ação faz parte de um conjunto de investimentos de R$ 24 milhões realizados pelo Governo do Estado nas Unidades de Inclusão Socioprodutiva (UNIS), localizadas em diferentes regiões da Bahia, como a Região Metropolitana, Portal do Sertão, Sudoeste, Litoral Sul, Extremo Sul e Costa do Descobrimento.
Além dos cursos, o programa também oferece apoio na formalização de negócios como Microempreendedor Individual (MEI), acesso ao microcrédito, estudos de viabilidade econômica e suporte na gestão e comercialização dos produtos e serviços.
Fotos: Feijão Almeida/GOVBA