A segurança viária em rodovias é reforçada quando há presença de balanças de pesagem, que auxiliam na fiscalização e controle sobre o fluxo de veículos de carga, além de contribuir nos cuidados com a conservação da via. O processo licitatório para contratação de empresa especializada na operação de balanças de pesagem móveis já está em andamento. Promovido pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), o edital da licitação também inclui o aumento de 5 para 10 equipamentos, ampliando a área de atuação no Estado.
Este serviço já está em andamento no estado da Bahia desde 2021, quando entrou em operação a fiscalização em cinco regiões: Feira de Santana, Uruçuca, Teixeira de Freitas, Barreiras e Vitória da Conquista. Agora, além dessas regiões, somam-se outras cinco: Jaguarari, Cícero Dantas, Ibotirama, Planaltina e Morro do Chapéu.
“Por ter sido relator do atual Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sei o quão é importante investimentos em segurança viária e a necessidade da presença de equipamentos como esses distribuídos pelas rodovias baianas”, destaca Sérgio Brito, secretário de Infraestrutura. A operação obedece às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Fonte: Ascom / Seinfra
Fotos – Balanças de Pesagem Móveis:
Ulgo Oliveira / Seinfra
Divulgação / Seinfra