terça, 15 de abril de 2025
Euro Dólar 5.9019

BAHIA E POLÔNIA ESTREITAM RELAÇÕES PARA PARCERIAS NO TURISMO

Bruna Carvalho - 14/04/2025 08:59 - Atualizado 14/04/2025

Na primeira visita à Bahia, o embaixador da Polônia no Brasil, Andrzej Cieszkowski, cumpriu agenda em Salvador, de quinta-feira (10) a sábado (12). Ele se reuniu com autoridades e fez um city tour pela capital baiana, oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que passou pela Igreja do Bonfim, Santuário Santa Dulce dos Pobres, Mercado Modelo e Pelourinho.

No encontro com o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, o embaixador falou sobre parcerias entre baianos e poloneses, no turismo e outros setores. “A Bahia é muito bonita e especialmente interessante para os visitantes poloneses. Além do turismo, poderemos cooperar em cultura, educação, comércio e investimentos. Vamos prospectar empresas polonesas interessadas em negócios com parceiros baianos e também ajudar nas negociações para a retomada dos voos fretados ou criação de uma rota regular”, declarou Cieszkowski.

“Entre 2023 e 2024, recebemos voos fretados pela maior operadora turística do Leste Europeu, a Itaka, que trouxe à Bahia cerca de sete mil turistas poloneses, movimentando 7 milhões de dólares na nossa economia. O Governo da Polônia reconhece a importância da conectividade aérea entre os dois destinos e está empenhada em investir na Bahia, por meio do turismo e de outros setores”, destacou o secretário Bacelar.

Para a cônsul honorária da Polônia em Salvador, Rita Grodzka, o voo entre Salvador e Varsóvia, capital polonesa, foi o ponto de partida para uma reaproximação entre os dois povos. “A Bahia começou a ser promovida de forma intensa na Polônia, ganhando visibilidade e despertando o interesse de muitos poloneses. Mesmo sem um voo, atualmente, tivemos um número expressivo de turistas poloneses em Salvador, durante o Carnaval e no verão. A expectativa agora é que o voo seja retomado, ainda este ano”.

Durante a visita de Andrzej Cieszkowski, a Embaixada da Polônia promoveu, na sexta-feira (11), a encenação da peça “Charlie”, no Teatro Molière, da Aliança Francesa, na Barra, escrita pelo dramaturgo polonês Sławomir Mrożek. Em seguida, o embaixador participou de um encontro com autoridades, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Foto: Divulgação/SeturBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.