“É provavelmente o maior evento de tecnologia e inovação já realizado na cidade”, declarou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante a cerimônia de abertura do Bahia Connect na noite do dia 10 de abril, no Centro de Convenções Salvador. Em sua primeira edição, a iniciativa gratuita de inovação aplicada ao comércio de turismo, bens e serviços, promovida pelo Senac Bahia, superou as expectativas de público recebendo mais de 30 mil pessoas, entre as quais mais de 2,5 mil alunos de cerca de 40 escolas da rede pública de ensino de Salvador e Lauro de Freitas.
Entre os dias 10 e 12 de abril, o público teve acesso a 15 espaços de experiência com o que há de mais inovador nas áreas de beleza, marketing, saúde, gastronomia, gestão, turismo, ESG, moda, entre outras; além de serem atualizados sobre as tendências e boas práticas nesses segmentos em mais de 50 palestras realizadas na programação.
Entre os palestrantes, nomes como o ator Marcelo Serrado, o CEO da Rock World, Luis Justo, os maquiadores Fernando Torquatto e Alice Salazar, e a comunicadora, empresária e dançarina Lore Improta, se destacaram.
“O Bahia Connect veio para ficar na Bahia. Vimos o público satisfeito. Recebemos visitas ilustres. E com o sucesso dessa edição, certamente conseguiremos ainda mais parceiros para realizar outras edições”, celebrou Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Comércio BA.
Idealizadora do Bahia Connect e diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade frisou que essa primeira edição foi fruto de dois anos de trabalho realizados por uma equipe comprometida e apaixonada. “E foi muito emocionante ver a juventude baiana participando do primeiro evento totalmente disruptivo do Senac, em que oferecemos um verdadeiro mergulho no universo da educação profissional de forma acessível. Tudo isso, alinhado ao nosso planejamento estratégico de fortalecer e atualizar áreas essenciais para o setor produtivo”, celebrou.
Espaços de experiência
Vitrine de tendências e inovação, os 15 espaços de experiência do evento conectaram o público com o que há de mais atual no mercado criativo e produtivo. Exemplo disso é o Sam, um simulador de corpo humano utilizado pelos alunos do Senac para a prática de primeiros socorros, reanimação cardiopulmonar e outras práticas nos cursos da área de saúde da instituição. O realismo do equipamento (que lacrimeja, emite sons, tem pulso e até batimentos cardíacos) impressionou os passantes.
Atrações da área de turismo e gastronomia deram o tom imersivo ao evento, levando o participante para a Costa do Cacau e para o Museu da Gastronomia Baiana, num tour virtual com óculos de realidade aumentada. Para os fãs de tecnologia, foi possível testar doze games desenvolvidos por profissionais e estudantes baianos, pilotar um drone por um circuito com obstáculos e participar dos desafios de um circuito autômato no comando de robôs. O Bahia Connect ainda teve um escape room, de onde era preciso unir pistas para fugir, e um espaço dedicado ao ESG com bicicletas que geravam energia.
O público também teve a oportunidade de fazer uma visitação guiada pelo evento, conduzida por estudantes do curso de Guia de Turismo do Senac. E a Cafeteria Escola Senac proporcionou experiência a alunos e instrutores, através da dinâmica de atendimento ao público e com um cardápio próprio desenvolvido para o evento.
O Sesc Bahia também marcou presença entre as ativações. Com uma instalação chamada de Sesc Corais: tecnologia do encontro – a instituição mostrou que a tecnologia se mistura com poesia e afeto. O Sesc também foi responsável pela programação cultural do evento, que contou com as atrações musicais Quabales, Melly, Adelmo Casé e Larissa Luz.
Inovação e tecnologia
A tecnologia fez-se presente desde os primeiros instantes, com promotoras holográficas oferecendo informações para os participantes. E, na cerimônia de abertura, foi também através de hologramas que o presidente do Sistema Comércio BA, Kelsor Fernandes e a diretora regional do Senac Bahia, Ana Rita Andrade, deram as boas-vindas aos presentes, que foram impactados com uma apresentação vibrante do grupo Light Wire, que uniu dança, luzes, vídeo, música e tecnologia.
Na cerimônia, além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, estiveram presentes os secretários estaduais Maurício Bacelar (PV) e André Joazeiro, das pastas de Turismo e Ciência, Tecnologia e Inovação, respectivamente; e o superintendente baiano do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Jorge Cury. Além desses, a deputada federal Rogéria Santos (Republicanos); o deputado estadual Eduardo Salles (PP); e a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordelo.
O Bahia Connect recebeu apoio institucional da Fecomércio-BA, Sesc, Sebrae e Governo do Estado da Bahia, patrocínio do Banco do Nordeste e colaboração da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Leroy Merlin, Microsoft, Intibio, Vertrau, Gaya, Trat Hair e Fiocruz.
Foto: Jefferson Peixoto