Para garantir um programa robusto de obras para a nova concessão da antiga Via Bahia, que inclui as rodovias BR-116-324/BA, o Ministério dos Transportes alterou as diretrizes de política pública de forma a ampliar a extensão a ser duplicada pela futura concessionária.
Pela metodologia anterior, parte das duplicações são colocadas como terceiras faixas. Se o volume de tráfego aumentar, um gatilho de investimento é acionado para fazer a duplicação. Mas, no caso da ViaBahia, o histórico ruim da concessão, que deixou uma impressão negativa da comunidade local, fez com que o ministério indicasse à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) estabelecesse a necessidade de uma mudança nessa diretriz,
Por isso, na proposta que a agência lançou para audiência pública nesta semana, a proposta é duplicar 355 quilômetros da BR-116/BA e implantar 237,04 km de faixas adicionais nos 633 quilômetros de extensão da concessão. Com isso, a previsão de investimentos ficou na casa dos R$ 15 bilhões, um dos maiores já realizados em concessões rodoviárias no país.
Durante o programa “Bom Dia, Ministro”, transmitido na quinta-feira (10), o ministro dos Transportes, Renan Filho, foi questionado se o processo de concessão da BR-116-324/BA não estaria muito rápido e ele disse que não. “Se tem alguma coisa que o governo conhece é a concessão da ViaBahia. Ela foi considerada a pior da história das concessões do Brasil e por isso vai ser revista.”
O ministro disse que o governo está tirando a empresa da concessão, mas que “não está sendo fácil”. Ele previu o leilão da concessão no fim deste ano, mas para ele isso não será muito rápido e a população local será ouvida. De acordo com Renan, antes da concessão, o governo vai executar investimentos e melhorar a qualidade do pavimento. (InvestNews)
Foto: Diego Campos.