Após três dias de debates, capacitações e fortalecimento de políticas públicas, chegou ao fim, nesta quinta-feira(10), a V edição do Fórum Estadual de Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri). Considerada pelos mais de 450 participantes como a maior edição já realizada, o evento aconteceu de 8 a 10 de abril, em Salvador, por iniciativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri).
Anfitrião do evento, o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, avaliou os trabalhos desta edição. “A adesão dos gestores da agropecuária de diversos cantos da Bahia demonstra o reconhecimento da importância do Feagri como um espaço de qualificação e articulação”.
O gestor também ressaltou a qualidade técnica da programação, que ofereceu ferramentas e conhecimentos essenciais para aprimorar a gestão e impulsionar o desenvolvimento do setor nos municípios. “A profundidade dos debates e a expertise dos palestrantes enriqueceram o evento, proporcionando aos participantes um aprendizado valioso para suas gestões”, afirmou o secretário Pablo Barrozo.
Por mais um ano, o Feagri cumpre com o propósito de promover a integração entre os atores do setor, disseminar conhecimento técnico e estratégico. O superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária na Bahia, Fábio Rodrigues, ressaltou a importância do fórum como um ponto de encontro estratégico. “O Feagri é um grande acontecimento, pois congrega gestores e os aproxima da gestão agropecuária estadual e federal, permitindo que conheçam as oportunidades de investimento e levem para seus municípios o conhecimento e experiências vivenciadas aqui”.
Os números comprovam seu alcance: 150 municípios de todas as regiões estavam representados e atuantes nas plenárias e 8 minicursos. As impressões dos participantes confirmam o sucesso do V Feagri, Gilmar Nascimento, secretário da agricultura do município de Angical, na região oeste da Bahia, elogiou a iniciativa. “A organização do evento está de parabéns. Foram três dias de aprendizado, sobretudo para nós de Angical, que estamos há noventa dias apenas na gestão e precisamos de um norte para estruturar as demandas de nossa cidade”, declarou Nascimento.
Foto: Seagri/BA