Durante a abertura do Bahia Connect nesta quinta-feira (10), o prefeito Bruno Reis comentou sobre a importância da tecnologia e da inovação para impulsionar a economia local, sobretudo os setores de comércio, serviços e turismo. O evento é promovido pelo Senac Bahia e realizado no Centro de Convenções Salvador.
O encontro reúne representantes de mais de 12 estados e deve atrair cerca de 30 mil inscritos, com uma média de 10 mil participantes nos diversos painéis e atividades que acontecem até domingo (13). “O setor de comércio e serviços é o mais importante da nossa cidade. Gera emprego, renda e tributos. E a troca de experiências em tecnologia e inovação é o caminho para o fortalecimento desse segmento”, afirmou o prefeito.
Salvador encerrou o ano passando com a geração de 29.957 vagas de empregos formais em 2024, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Assim, a capital baiana liderou o ranking no Nordeste.
O resultado de 2024 é 70% maior do que o de 2023, quando Salvador fechou o ano com um saldo de 17.742 postos de emprego formal criados. Salvador também foi responsável por mais de um terço (cerca de 35%) do resultado de todo o estado da Bahia, que teve um saldo de 84.726 postos de trabalho gerados.
Bruno Reis comentou ainda o impacto positivo do evento no turismo da capital baiana por acontecer em um mês considerado de baixa estação. De acordo com o prefeito, a realização do Bahia Connect contribui para manter Salvador em ritmo de alta estação, gerando empregos e estimulando toda a cadeia produtiva.
“Estamos em abril, tradicionalmente um período com menos visitantes, e o Centro de Convenções está lotado. Isso mostra como o equipamento vem cumprindo seu papel de atrair grandes eventos e movimentar a economia durante o ano inteiro”, disse.
Ele também comentou sobre o planejamento antecipado do evento, iniciado há dois anos, e o volume expressivo de contratações de serviços realizados por conta da programação, reforçando o potencial do setor público em aproveitar as inovações apresentadas no evento.
“Essa troca de experiências pode ajudar o poder público a aprimorar seus próprios serviços, trazendo soluções tecnológicas que melhorem o atendimento à população e aumentem a eficiência da gestão”, concluiu.
Foto: Betto Jr./ Secom PMS