O volume de serviços prestados na Bahia avançou 0,9% na passagem de janeiro para fevereiro de 2025, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos/ datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.).
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE.
Esse foi o segundo avanço consecutivo nessa comparação com o mês imediatamente anterior (o volume de serviços já havia crescido 1,2% no estado, entre dezembro e janeiro), numa variação muito próxima à do Brasil como um todo (0,8%), embora apenas o 19º índice entre as 27 unidades da Federação.
Entre janeiro e fevereiro, o volume dos serviços prestados aumentou em 21 estados, liderados por Mato Groso (24,9%), Rondônia (18,3%) e Tocantins (15,4%).
Na comparação com fevereiro de 2024, o setor de serviços baiano também cresceu (2,1%), mostrando uma segunda alta consecutiva (havia avançado 1,0% em janeiro). Ainda assim, foi um resultado abaixo do nacional (4,2%) e apenas o 20º entre os estados, 23 dos quais registraram aumentos, no mês, liderados por Tocantins (12,2%) Sergipe (11,9%) e Mato Grosso (10,9%).
No primeiro bimestre de 2025, os serviços na Bahia tiveram um crescimento acumulado de 1,5%, menor do que o do país como um todo (2,6%) e a 16ª taxa entre as 27 unidades da Federação. Dentre elas, 19 mostraram altas no acumulado no ano, lideradas por Sergipe (8,8%), Tocantins (6,5%) e Rio Grande do Norte (6,3%).
Nos 12 meses encerrados em fevereiro, os serviços baianos também sustentaram crescimento (1,3%). Esse acumulado é menor do que verificado no Brasil como um todo (2,8%), num cenário em que 20 das 27 unidades da Federação mostram resultados positivos, lideradas por Amazonas (8,2%), Sergipe (7,7%) e Amapá (7,5%). A Bahia tem o 18º crescimento.
Frente a fevereiro/24, 3 das 5 atividades de serviços cresceram na Bahia, puxadas pelos serviços profissionais e administrativos (16,1%)
O crescimento do volume de serviços prestados na Bahia em fevereiro de 2025, na comparação com o mesmo mês de 2024 (2,1%), foi resultado de altas ocorridas em três dos cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE.
Com o segundo maior crescimento, a principal influência positiva para o desempenho do setor em geral veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares (16,1%). Esse grupo reúne, sobretudo, serviços prestados às empresas, vinha de cinco quedas consecutivas e apresentou a maior alta para um mês de fevereiro nos 13 anos da série histórica da PMS – iniciada em 2012.
O maior avanço, em termos de magnitude da taxa, veio, por sua vez, dos outros serviços (17,5%), que mostraram um sexto crescimento mensal seguido.
Dentre as duas atividades em queda, a mais expressiva foi a dos serviços prestados às famílias (-8,4%), que recuaram pela primeira vez, depois de crescer por seis meses consecutivos. O volume das atividades de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que têm o maior peso na estrutura do setor de serviços baiano, também caiu (-2,1%), apresentando um terceiro resultado negativo seguido.
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