Friday, 18 de April de 2025
Euro Dólar

MARGARETH MENEZES VAI À CÂMARA ESCLARECER USO DE VERBA PÚBLICA EM SHOWS

Bruna Carvalho - 10/04/2025 09:17

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, foi convidada pela Câmara dos Deputados para prestar esclarecimentos sobre o financiamento de shows com verba pública no Carnaval e supostas irregularidades no Programa Nacional de Comitês de Cultura.

Segundo a Folha de S. Paulo, os pedidos do deputado Luciano Zucco (PL-RS) solicitavam a convocação formal da ministra, mas acabaram transformados em convite. A audiência está marcada para quarta-feira (16), às 10h.

O Ministério da Cultura (MinC) afirma que a participação artística de Margareth durante o Carnaval “foi em conformidade com as leis e normas estabelecidas, com total transparência e respeito aos recursos públicos”. A pasta também destaca que não houve uso de verba federal nos eventos e que os municípios têm autonomia para uso de seus próprios recursos.

Além disso, o MinC bloqueou o repasse de recursos ao comitê de cultura do Amazonas, após denúncias de que Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT, teria tentado utilizar os fundos para promover sua campanha eleitoral a vereadora em Manaus.

A denúncia surgiu após o Estado de S. Paulo divulgar gravações de uma conversa entre Moura e um ex-integrante do comitê, em que ela teria citado o apoio esperado da secretária Roberta Martins, do MinC. No áudio, Moura relata que Martins perguntou se o comitê estaria ajudando sua campanha, como supostamente acontecia em outras regiões.

Procurado pela Folha, o MinC informou que está apurando o caso e que “Anne Moura não é membro do comitê de cultura do Amazonas, nunca integrou sua equipe e não participou de qualquer processo relacionado ao Ministério da Cultura ou à seleção do edital de projetos”.

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.