Monday, 21 de April de 2025
Euro Dólar

ESPECIALISTA EM ENVELHECIMENTO FALA SOBRE ALIMENTAÇÃO E A SAÚDE MENTAL

João Paulo - 10/04/2025 15:00 - Atualizado 10/04/2025

Muitas pessoas acreditam que a hidratação é simplesmente colocar água no estômago, mas o verdadeiro objetivo é que este fluido tão importante entre nas células e processe as reações químicas necessárias. No cérebro não é diferente, e para que os neurônios consigam produzir os impulsos elétricos e se comuniquem entre si, é preciso que os íons da água, como magnésio, sódio e potássio, atravessem as membranas neuronais, ajudando a manter uma função cerebral e saúde mental adequadas. A explicação é de Eduardo Magalhães, nutrólogo com foco em envelhecimento positivo, estilo de vida e emagrecimento sustentável; que esteve na Nutriweek – Semana Nutrimaster de Nutrição e Bem-Estar. O pesquisador participou do evento que reuniu nutricionistas e pesquisadores sobre alimentação saudável em Salvador e abordou os alimentos e suplementos que potencializam a saúde mental.

De acordo com ele, para almejar uma saúde de melhor qualidade é preciso ficar atento aos níveis de cortisol, hormônio que é produzido em excesso durante situações de estresse crônico, e que é considerado pelo especialista como o maior assassino de neurônios. “Voltar-se para si mesmo, abandonar o sedentarismo, praticar exercícios, fazer uma dieta equilibrada com baixa circulação de açúcar, controlar os distúrbios do sono, o excesso de telas eletrônicas, e eliminar o tabagismo e o álcool fazem muito bem ao cérebro.

“Em termos nutricionais, é preciso primeiro tirar o que faz mal para depois introduzir o que é bom. Também não dá para cuidar do cérebro sem manter os cuidados com o intestino, pois um está intimamente ligado ao outro, e qualquer alteração nesses dois órgãos vitais leva a um descontrole generalizado da saúde, trazendo cansaço, processos inflamatórios, cefaleia, dores nas articulações e diversos problemas de saúde mental”, explicou.

O especialista também elencou os melhores alimentos para manter em dia o bom funcionamento do nosso cérebro, como cacau e chocolate amargo, café à base de grãos de qualidade, grão de bico, nozes, canela, alecrim in natura ou em óleo essencial, chá verde, frutas cítricas e vermelhas, salmão selvagem, ovos, entre outros, mas sempre com orientação de um nutricionista. “É impossível cuidar da saúde mental sem organizar o equilíbrio alimentar e, nesse contexto, é preciso também que os psiquiatras se preocupem cada vez mais com a alimentação de seus pacientes “, afirmou.

Boas escolhas na alimentação

“Nosso propósito com a Nutriweek foi o de impactar cada vez mais pessoas e estimular os baianos para os cuidados com a saúde e o bem-estar, comprovando que a alimentação saudável e inclusiva é possível”, explica Eliane Aguiar, nutricionista, diretora e fundadora da rede Nutrimaster, que trabalha há 17 anos com alimentos orgânicos, naturais, suplementos nutricionais, além de produtos de limpeza e higiene ecologicamente corretos, o que lhe rendeu o Troféu Lojista da CDL Salvador, em 2023, na categoria Inovação.

O evento contou com a presença de renomados nutricionistas de diversos lugares do país que ministraram palestras sobre todo o ecossistema que envolve a saúde e a alimentação saudável. Realizado na sede da ABASE (Associação Baiana de Supermercados), a Nutriweek recebeu cerca de 150 pessoas interessadas no tema e ainda contou com um Cook Show com a chef Mirna Ribeiro, especialista em culinária natural e plant based, e que apresentou receitas de sobremesas saudáveis sem glúten, sem lácteos e opções sem açúcar, como cheesecakes de frutas vermelhas, mini cakes de damasco com laranja, panqueca de cacau com doce de leite de amendoim e calda de frutas vermelhas, e mousse de manga termogênica com goji berry.

A Semana Nutrimaster de Nutrição e Bem-Estar contou com o apoio da Essential Nutrition, Vitafor, Nutrify, Pura Vida, Vida Veg, Verde Campo e Caffeine Army e teve como expositores também Yosen, Novvo, Di Salvatori, Chef&Nutri, Unaqui kombuchas, Costa Rica Bebidas, Sempre Viva, Legacy e Pacco. A cozinha experimental contou com o apoio da Vitalin Sem Glúten, Roma Distribuidora, Copra Alimentos, A Tal da Castanha e Color Andina.

(Foto – Carlos Diniz)

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.