Em fevereiro, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia recuou (-3,2%) frente ao mês anterior (janeiro), na série com ajuste sazonal.
Esse foi um resultado inferior ao nacional (uma alta de 2,9%) e a 3ª maior queda entre os 17 estados onde o agregado de serviços turísticos é pesquisado separadamente – só acima dos indicadores de Goiás (-5,2%) e Alagoas (-3,3%).
O recuo veio após quatro meses de altas ou estabilidade nessa comparação.
Já frente ao mesmo mês do ano anterior (fevereiro/24), o volume das atividades turísticas seguiu crescendo na Bahia. Mostrou seu 5º aumento consecutivo, embora tenha sido menor do que o registrado no Brasil como um todo (7,3%) e apenas o 11º entre os 17 estados pesquisados.
Assim, no primeiro bimestre (que coincide, em grande parte, com a temporada de férias de verão), o volume de serviços do turismo baiano teve alta acumulada de 6,4%, frente ao mesmo período de 2024.
O desempenho do turismo baiano foi melhor do que o nacional (alta de 5,3%) e o 6o mais expressivo entre os 17 estados investigados. Também superou o do primeiro bimestre de 2024, que havia sido uma alta de 2,5%.
No acumulado nos 12 meses encerrados em fevereiro, o desempenho das atividades turísticas na Bahia segue positivo há 43 meses (desde agosto de 2021), com alta de 9,1%. Ficou acima do nacional (4,3%) e foi o 3º maior avanço, abaixo de Santa Catarina (11,0%) e Pará (10,9%).
Foto: Alex P/Pexels