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VENDAS DO VAREJO BAIANO AVANÇAM EM FEVEREIRO

Bruna Carvalho - 09/04/2025 13:00 - Atualizado 09/04/2025

De janeiro para fevereiro de 2025, as vendas do varejo na Bahia tiveram variação positiva (0,2%), após a variação negativa de dezembro para janeiro (-0,1%), nessa comparação livre de influências sazonais (que desconsidera os efeitos de eventos recorrentes, como o Natal, Páscoa etc.). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.

A Bahia teve um desempenho inferior ao do Brasil como um todo, onde houve avanço de 0,5% nas vendas do comércio varejista, entre janeiro e fevereiro, com altas em 21 das 27 unidades da Federação, lideradas por Rondônia (5,2%), Sergipe (3,7%) e Amazonas (3,4%). O resultado do varejo baiano foi o 19º entre os estados.

Na comparação de fevereiro/25 com fevereiro/24, as vendas do varejo na Bahia também cresceram (3,5%), registrando o 28º resultado positivo consecutivo, com altas mês a mês desde novembro de 2022.

Esse foi um avanço acima do registrado no Brasil como um todo, onde as vendas cresceram 1,5%, embora tenha sido só o 12º maior resultado entre as 27 unidades da Federação. Dessas, 20 tiveram aumentos nas vendas frente a fevereiro do ano passado, lideradas por Amapá (9,7%), Amazonas (7,4%) e Rio Grande do Sul (6,9%).

Com esses resultados, as vendas do comércio varejista da Bahia cresceram 2,2% no primeiro bimestre de 2025, frente ao mesmo período do ano anterior. Foi um desempenho bem próximo ao nacional (onde houve alta de 2,3%) e o 15º entre os estados, 21 dos quais registraram aumentos, encabeçados por Amapá (12,0%), Rio Grande do Sul (8,0%) e Santa Catarina (7,2%).

No acumulado nos 12 meses encerrados em fevereiro, as vendas do varejo baiano também seguem em alta (de 5,5%) e acima do indicador nacional (3,6%), apresentando o 8º maior avanço entre as unidades da Federação, 26 das quais têm aumentos, lideradas por Amapá (16,4%), Paraíba (10,8%) e Rio Grande do Sul (8,3%). Só Mato Grosso tem queda (-1,1%) nesse confronto.

Foto: Jopwell/Pexels

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