segunda, 14 de abril de 2025
Euro 6.74309 Dólar 5.9198

SALDO DE EMPREGOS FORMAIS MAIS QUE DOBRA NA BAHIA

LUIZA SANTOS - 09/04/2025 17:00

Com 99.593 admissões e 79.461 desligamentos, a Bahia registrou um saldo de 20.132 postos de trabalho, em fevereiro de 2025. O resultado que colocou o estado na primeira posição do Nordeste na geração de empregos formais, também o posiciona como um polo de crescimento e desenvolvimento no cenário nordestino. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, refletem as iniciativas do Governo do Estado para ampliação das oportunidades e o fortalecimento das articulações com empregadores.

O governo estadual tem desempenhado um importante papel na atração de novos investimentos, o que tem impulsionado a criação de empregos. As obras do VLT do Subúrbio é um exemplo de projeto que tem ajudado a ampliar o número de postos de trabalho. A expectativa é que o VLT gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos durante o pico das intervenções. Ize Geovana Almeida é ajudante de obra e faz parte desse grupo.

“Essa oportunidade que foi dada para mim, como mulher e PCD, foi muito importante, porque eu já estava há três anos fora do mercado de trabalho. Gostaria de agradecer a abertura das portas para as mulheres estarem inseridas no mundo do trabalho. Fico feliz em poder dizer a meus sobrinhos-netos que eu fiz, eu participei, tive a oportunidade de estar ali, com a mão na massa”.

Moradora de Simões Filho, Ivanildes Ferreira é soldadora e já imagina como será viajar no modal, que hoje ajuda a construir. “Cheguei nessa obra há dois meses, e para mim é gratificante. Espero que com o decorrer do serviço, cheguem outras mulheres, como pedreira, carpinteira, armadora. Quando o VLT estiver indo e vindo, eu vou estar ali, plena, contando que eu participei desse empreendimento”.

O saldo positivo na geração de postos de trabalho tem relação direta com a estratégia adotada pelo governo baiano de reforçar programas de qualificação profissional e intermediação de mão-de-obra, oferecidos por meio do SineBahia. A política pública gratuita de intermediação de mão-de-obra tem um papel fundamental na democratização do acesso ao mundo de trabalho, com a colocação ou recolocação de trabalhadoras e trabalhadores baianos no mercado.

Foto: Thuane Maria/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.