Thursday, 17 de April de 2025
Euro Dólar

EM FEVEREIRO, RESULTADO POSITIVO DO VAREJO BAIANO FOI PUXADO POR SUPERMERCADOS

Bruna Carvalho - 09/04/2025 12:40

Em fevereiro, na Bahia, o desempenho positivo das vendas em geral frente ao mesmo mês de 2024 (3,5%) resultou de altas em 5 das 8 atividades do varejo restrito (que exclui automóveis, material de construção e atacado de alimentos).

As vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foram as que mais puxaram o varejo da Bahia para cima, embora tenham apresentado o menor avanço (3,2%). Isso se deve ao fato de o segmento ter o maior peso na estrutura do comércio varejista no estado. As vendas nos supermercados mostraram seu 21º resultado positivo consecutivo, crescendo desde junho de 2023.

Com o maior avanço, as vendas de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,2%) deram a segunda principal contribuição de alta para o varejo em geral, em fevereiro, na Bahia. O segmento vem apresentando resultados positivos há 23 meses seguidos (desde abril de 2023) e tem o maior crescimento acumulado das vendas, no primeiro bimestre de 2025 (8,6%).

Por outro lado, dentre as três atividades com quedas nas vendas em fevereiro, as que mais puxaram o resultado geral do varejo baiano para baixo foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-43,3%, a maior retração) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,6%).

As vendas de equipamentos para escritório retomaram sua sequência de quedas, que havia sido interrompida em janeiro (com uma alta de 48,4%). Já os outros artigos de uso pessoal e doméstico (atividade que inclui os grandes varejistas on-line) tiveram um primeiro recuo após 13 meses seguidos em alta (desde janeiro de 2024).

Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.